quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos 2014

Quem não sofreu para adaptar seu trabalho acadêmico (TCC , artigo, entre outros) às Normas da "bendita" ABNT?

Pois é. Mas para que seu trabalho possa ser divulgado e publicado ele deve obedecer a um padrão estrutural. Lembre-se que cada instituição pode ter alguma particularidade quanto a essas regras.
Falamos sobre como fazer citações, referências, gráficos, tabelas, enfim. Tudo que você precisa para fazer e acontecer no seu trabalho.
Aproveite bem e lembre-se que sem esforço, a vitória não tem sabor!

NORMAS ABNT 2014

Baseado em normas vigentes da ABNT NBR 6023, 6027, 6028, 10520, 14724.
Objetivo
Tem-se como objetivo estabelecer uniformidade na apresentação dos trabalhos acadêmicos desta instituição e também ser ferramenta de auxilio no processo de elaboração dos trabalhos.
1- ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
(teses, dissertações, monografias, Trabalho de conclusão de curso e outros)
Os elementos de um trabalho acadêmico possuem estrutura composta por partes pré-textuais, textuais e pós-textuais, sendo algumas dessas partes consideradas obrigatórias e outras opcionais. Devem obedecer a seguinte ordem:

1.1 PRÉ-TEXTUAIS
1.1.1 Capa (obrigatório)
1.1.2 Folha de rosto (obrigatório)
1.1.2.2 Verso da folha de rosto ou após para versão digital - Ficha Catalográfica (obrigatório)
1.1.3 Errata (opcional)
1.1.4 Folha de aprovação (obrigatório)
1.1.5 Dedicatória (opcional)
1.1.6 Agradecimentos (opcional)
1.1.7 Epígrafe (opcional)
1.1.8 Resumo em português / Resumo em inglês (obrigatório)
1.1.9 Lista de ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e siglas, Símbolos(opcional)
1.1.9.1 Apresentação de ilustrações no texto
1.1.9.2 Apresentação de tabelas e quadros no texto
1.1.10 Sumário (obrigatório)
1.2 TEXTUAIS
1.2.1 Introdução
1.2.2 Desenvolvimento
1.2.2.1 Revisão da Literatura
1.2.2.2 Proposição
1.2.2.3 Método
1.2.2.4 Resultados
1.2.2.5 Discussão
1.2.3 Conclusão
1.3 PÓS-TEXTUAIS
1.3.1 Referências (obrigatório)
1.3.2 Obras consultadas (opcional)
1.3.3 Glossário (opcional)
1.3.4 Apêndice (s) (opcional)
1.3.5 Anexos (opcional)
2 CITAÇÃO NO TEXTO
2.1 SISTEMAS DE CHAMADA DA CITAÇÃO NO TEXTO
2.2 SISTEMA AUTOR-DATA
2.3 SISTEMA NUMÉRICO
2.4 CITAÇÃO DIRETA OU TEXTUAL
2.5 CITAÇÃO INDIRETA
2.6 CITAÇÃO DE CITAÇÃO
2.7 CITAÇÃO DE CANAIS INFORMAIS (AULA, CONFERÊNCIA, E-MAIL, DEPOIMENTOS, ENTREVISTA.)
2.8 CITAÇÃO COM UM AUTOR
2.9 CITAÇÃO COM DOIS AUTORES
2.10 CITAÇÃO COM TRÊS AUTORES - CITA-SE OS TRÊS CITAÇÃO COM MAIS DE TRÊS AUTORES CITA-SE O PRIMEIRO SEGUIDO DE “at al”
2.11 CITAÇÃO DE VÁRIOS AUTORES À UMA MESMA IDÉIA
2.12 CITAÇÃO DE AUTORES COM MESMO SOBRENOME
2.13 CITAÇÃO DE UM MESMO AUTOR COM DATAS DE PUBLICAÇÕES DIFERENTES
2.14 CITAÇÃO DE UM MESMO AUTOR COM MESMAS DATAS DE PUBLICAÇÃO
2.15 CITAÇÃO CUJO AUTOR É UMA ENTIDADE COLETIVA
2.16 CITAÇÃO DE TRABALHOS EM VIAS DE PUBLICAÇÃO (NO PRELO)
2.17 CITAÇÃO DE HOMEPAGE OU WEB SITE
2.18 CITAÇÃO DE OBRAS CLÁSSICAS
2.19 CITAÇÃO COM OMISSÃO DE PARTE DO TEXTO
2.20 NUMERAÇÃO
3 REFERÊNCIAS

1.1 PRÉ-TEXTUAIS

1.1.1 Capa (obrigatório)
Segue abaixo modelo de capa, que deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), o projeto gráfico e de responsabilidade do autor, recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial. Deve obedecer a seguinte ordem:nome da instituição, faculdade e curso;nome do autor;título; subtítulo, se houver;local (cidade da instituição)ano da entrega
Figura 1 - Modelo de Capa

1.1.2 Folha de rosto (obrigatório)
Segue abaixo modelo de folha de rosto, que é a folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho, deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), o projeto gráfico e de responsabilidade do autor, recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial. Deve obedecer a seguinte ordem: a-nome do autor; b- título; c- subtítulo, se houver; d- natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, monografia e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição, faculdade, curso; área de concentração e- nome do orientado e, se houver, do co-orientador; f- local (cidade da instituição) g- ano da entrega

Figura 2 - Modelo de Folha de Rosto

1.1.2.2 Verso da folha de rosto ou após para versão digital - Ficha Catalográfica (obrigatório)
No verso da folha de rosto deverá constar a ficha catalográfica que é a identificação padrão do trabalho a para ser catalogado na biblioteca da Metodista ou em outras, e deverá seguir padrões internacionais conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2. A biblioteca é responsável de fazer a ficha catalográfica para todos os alunos da instituição procure a bibliotecária de seu campus.
Figura 3 - Modelo de verso de Folha de Rosto

1.1.3 Errata (opcional)
Utiliza-se para indicação de erros porventura cometidos e sua respectiva correção, acompanhados de sua localização no texto. Esta lista deverá constar após a folha de rosto.

Figura 4 - Modelo de Errata

1.1.4 Folha de aprovação (obrigatório)
Deve conter informações essenciais à aprovação do trabalho que constiui-se pelo nome do autor(es), título e subtítulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituição a que pertencem. A data de aprovação e assinatura dos membros da banca é colocada após a aprovação do trabalho. Esta folha não recebe título.
Figura 5 - Modelo de Folha de Aprovação

1.1.5 Dedicatória (opcional)
Página opcional onde o(a) autor(a) presta homenagem ou dedica seu trabalho. Esta folha não recebe título e o projeto gráfico fica a critério do autor.

1.1.6 Agradecimentos (opcional)
Devem ser dirigidos às pessoas ou instituições que, realmente contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho, restringindo-se ao mínimo necessário. Deve receber título, o projeto gráfico fica a critério do autor.

1.1.7 Epígrafe (opcional)
Frase, pensamento ou até mesmo versos no qual o autor apresenta citação seguida de autoria relacionada à matéria tratada no corpo do trabalho. Também podem ser apresentadas epígrafes nas folhas iniciais dos capítulos ou seções. Esta folha não recebe título e o projeto gráfico fica a critério do autor.

1.1.8 Resumo em português / Resumo em inglês (obrigatório)
Deve ser um texto bastante sintético que inclui as idéias principais do trabalho, permitindo que tenha uma visão sucinta do todo, principalmente das questões de maior importância e das conclusões a que se tenha alcançado. É feito normalmente na língua de origem e numa outra de larga difusão, dependendo de seus objetivos e alcance. O título deve ser centralizado, sem indicativo numérico e deve ser redigido em parágrafo único. Em teses e dissertações, apresentar o resumo com, no máximo, 500 palavras e em monografias e outros trabalhos acadêmicos, com 250 palavras. As palavras-chave devem estar logo abaixo do resumo. Obs.: os resumos devem estar em folhas separadas, e devem obedecer a seguinte ordem: a- folha do resumo português. b- folha do resumo em inglês.

1.1.9 Lista de ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e siglas, Símbolos(opcional)
Enumeração de elementos selecionados do texto, como datas, ilustrações (figuras), exemplos e tabelas, cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. O título deve ser centralizado, sem indicativo numérico, obedecem à ordem que aparecem no texto, exceto para Abreviaturas e siglas que devem estar relacionados em ordem alfabética. Recomenda-se fazer lista para informações que contenham mais de 3 itens. Obs.: as listas devem estar em folhas separadas, e deve obedecer a seguinte ordem: 1ª - Lista de ilustrações ou figuras, 2ª - Tabelas, 3ª - Abreviaturas e siglas, 4ª - Símbolos.
Figura 6 - Modelo de Lista

1.1.9.1 APRESENTAÇÃO DE ILUSTRAÇÕES NO TEXTO
Entende-se como ilustração os gráficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, etc. que complementam visualmente o texto.
OBS: DE ACORDO COM A NBR ITEM 5.8 da NBR 14724:2011, AS FIGURAS, TABELAS E GRÁFICOS EM GERAL onde a fonte é embaixo e a denominação acima. Item válido até hoje, não havendo quaisquer alterações neste sentido. FAVOR DESCONSIDERAR AS FIGURAS ILUSTRATIVAS, DESMEMBRANDO CONFORME SUGERIDO.
Figura 7 - Modelo de figura no Texto

1.1.9.2 APRESENTAÇÃO DE TABELAS E QUADROS NO TEXTO
As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente; os quadros contêm informações textuais agrupadas em colunas.
Figura 8 - Modelo de tabelas e Quadros no Texto

1.1.10 Sumário (obrigatório)
Enumeração das principais divisões, seções e capítulos, na mesma ordem e grafia em que a matéria é apresentada no corpo do trabalho. Se o trabalho for apresentado em mais de um volume, em cada um deles deve constar o sumário completo do trabalho.

Figura 9 - Modelo de Sumário

1.2 TEXTUAIS
Essa é a parte do trabalho onde é exposta a matéria. Deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial, margens iguais as partes pré-textuais, espacejamento 1,5 entre linhas. Em caso de citações diretas com mais de três linhas e legendas de tabelas e ilustrações, usa-se espaço simples.
Os títulos e subtítulos das seções e subseções que compõem o texto devem ser alinhados à esquerda, precedidos de seus indicativos numéricos grafados em algarismos arábicos e separados entre si por um espaço de caractere e os títulos devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços duplos. Cada seção primária deve ser iniciada em folha nova.
Deve ter três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

1.2.1 Introdução
A partir da página inicial da introdução, todas as páginas devem ser numeradas inclusive referências, anexos etc, e o número deve vir no canto superior direito, a 2 cm da borda superior. A introdução é a parte inicial do texto, na qual devem constar a formulação e delimitação do assunto tratado, bem como os objetivos da pesquisa. Tem por finalidade fornecer ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho, assim como enfocar o assunto a ser abordado. A introdução pode incluir informações sobre a natureza e importância do problema, sua relação com outros estudos sobre o mesmo assunto, suas limitações e objetivos. Essa seção deve preferentemente representar a essência do pensamento do autor em relação ao assunto que pretende estudar. Deve ser abrangente sem ser prolongada. É um discurso de abertura em que o pesquisador oferece ao leitor uma síntese dos conceitos da literatura; expressa sua própria opinião - contrastando-a ou não - com a literatura; estabelece as razões de ser de seu trabalho sumariando apropriadamente começo, meio e fim de sua proposta de estudo.

Figura 10 - Modelo de Introdução



1.2.2 Desenvolvimento
Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Pode ser dividida em seções e subseções, que variam em função do tema e da abordagem do método. Portanto, a organização do texto será determinada pela natureza do trabalho monográfico e respeitará a tradição da área em que o mesmo se insere. Em trabalhos que se propõem a rever e comentar a literatura, e que não relatam pesquisa de campo ou de laboratório conduzida pelo autor, a Proposição precederá a revisão de literatura. Também não se justifica uma seção Resultados, porque em trabalhos dessa natureza não existe coleta de dados e respectivo tratamento estatístico. Em trabalhos nos quais se relata pesquisa de laboratório ou de campo conduzida pelo autor, o Desenvolvimento das monografias, dissertações ou teses apresentarão nessa ordem as seguintes partes do texto: Revisão da Literatura; Proposição; Método; Resultados; Discussão.

1.2.2.1 Revisão da Literatura
Da Revisão da Literatura devem constar trabalhos preexistentes, que serviram de subsídio às intenções de pesquisa do autor. Pode constituir um corpo único ou ser subdividida, caso o assunto a ser tratado assim o exija. A ordem cronológica dos fatos deve ser obedecida, permitindo uma visão histórica do desenvolvimento do conhecimento do tema.

1.2.2.2 Proposição
A seção da Proposição destina-se a assentar as intenções do autor em relação ao assunto. Deve expressar coerência recíproca entre o título e as seções de Revisão da Literatura e o Material e Método.

1.2.2.3 Método
A seção de Método destina-se a expor os meios dos quais o autor se valeu para a execução do trabalho. Pode ser redigida em corpo único ou dividida em subseções. As subseções mais comuns são: Sujeitos, Material, Procedimentos. Se houver preferência por redigir em corpo único, a cada produto, material ou equipamento citado no texto, corresponderá uma nota de rodapé na qual constará no mínimo o tipo e a origem do meio empregado.

1.2.2.4 Resultados
Nesta seção o autor irá expor o obtido em suas observações. Os resultados poderão estar expressos em quadros, gráficos, tabelas, fotografias ou outros meios que demonstre o que o trabalho permitiu verificar. Os dados expressos não devem ser repetidos em mais de um tipo de ilustração.

1.2.2.5 Discussão
A discussão constitui uma seção com maior liberdade. Nessa fase o autor, ao tempo que justifica os meios que usou para a obtenção dos resultados, pode contrastar esses com os constantes da literatura pertinente. A liberdade dessa seção se expressa na possibilidade de constarem deduções capazes de conduzir o leitor naturalmente às conclusões. Na discussão dos resultados o autor deve cumprir as seguintes etapas:
a- estabelecer relações entre causas e efeitos; b- apontar as generalizações e os princípios básicos, que tenham comprovações nas observações experimentais; c- esclarecer as exceções, modificações e contradições das hipóteses, teorias e princípios diretamente relacionados com o trabalho realizado; d- indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos, bem como, suas limitações; e- elaborar, quando possível, uma teoria para explicar certas observações ou resultados obtidos; f- sugerir, quando for o caso, novas pesquisas, tendo em vista a experiência adquirida no desenvolvimento do trabalho e visando a sua complementação.

1.2.3 Conclusão
Mesmo que se tenham várias conclusões deve-se usar sempre o termo no singular, pois, se trata da conclusão do trabalho em si e não um mero enunciado das conclusões a que o(a) autor(a) chegou. È a recapitulação sintética dos resultados e da discussão do estudo ou pesquisa. Pode apresentar deduções lógicas e correspondentes aos objetivos propostos.

1.3 PÓS-TEXTUAIS
Nesta secção compreendem as informações que complementam o trabalho acadêmico.

1.3.1 Referências (obrigatório)
Conjuntos de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais que foram mencionados explicitamente no decorrer do trabalho. Não deve constar nas referencias elementos que não foram citados no texto.
As referências deverão ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor (sistema autor-data), usar espaçamento entre linhas simples e entre as referências, duplo espaço e alinhados à esquerda.
O título deve ser centralizado e sem indicativo numérico.

1.3.2 Obras consultadas (opcional)
São materiais que foram utilizados para compor um idéia e não foi citado no texto.

1.3.3 Glossário (opcional)
É um vocabulário explicativo dos termos, conceitos, palavras, expressões, frases utilizadas no decorrer do trabalho e que podem dar margens a interpretações errôneas ou que sejam desconhecidas do público alvo e não tenham sido explicados no texto.

1.3.4 Apêndice (s) (opcional)
Documentos que são anexados no final do trabalho com a finalidade de abonar ou documentar dados ou fatos citados no decorrer de seu desenvolvimento. São documentos elaborados pelo próprio autor e que completam seu raciocínio sem, prejudicar a explanação feita no corpo do trabalho.
Os apêndices são identificados por letra maiúscula do alfabeto consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo:
APÊNDICE A - Avaliação numérica... APENDICE B - Avaliação de células...

1.3.5 Anexos (opcional)
Suportes elucidativos e indispensáveis para compreensão do texto, são constituídos de documentos, nem sempre elaborados pelo próprio autor, que complementam a intenção comunicativa do trabalho.
O título deve ser centralizado e sem indicativo numérico.
Se houver mais de um anexo, sua identificação deve ser feita por meio de letra maiúscula do alfabeto. Exemplo:
ANEXO A - Questionário... ANEXO B - Representação gráfica...

2 CITAÇÃO NO TEXTO
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR10520 - Citação é a “menção, no corpo do texto, de uma informação extraída de outra fonte".

2.1 SISTEMAS DE CHAMADA DA CITAÇÃO NO TEXTO
Segundo a ABNT, as citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: autor-data ou numérico. Qualquer método adotado deverá ser seguido consistentemente em todo o texto.

2.2 SISTEMA AUTOR-DATA
Esse estilo de citação permite ao leitor identificar, rapidamente a fonte de informação na lista de referências, em ordem alfabética no final do trabalho.As citações são feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, ou ainda, pelo título de entrada (caso a autoria não esteja declarada), seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula ou entre parênteses.
EX.: O discurso competente, além de expressar significados, "representações, ordens, injunções para fazer ou não fazer consequencias, significações no sentido amplo do termo" (CASTORIADAS, 1991, p. 195), expressa também significantes cujas variáveis são mais sinuosas. "Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia " segundo, Derrida, (1963, p.123)

2.3 SISTEMA NUMÉRICO
Neste sistema, a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismo arábicos, remetendo a lista de referencias no final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. A indicação da numeração pode ser feita entre parênteses, alinhada ao texto, ou situada um pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação
EX.: Diz Rui Barbosa: " Tudo é viver, previvendo."(15) Diz Rui Barbosa: "Tudo é viver, previvendo15."

2.4 CITAÇÃO DIRETA OU TEXTUAL
As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas.
EX.: Barbour (1971, p.35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos..."
As citações diretas, no texto, de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda com letra menor que a do texto, sem as aspas.
EX.: A teleconferência permite ao individuo participar de um encontronacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comum de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone,e computador. Através da áudio-conferência, utilizando a companhialocal de telefone, um sinal de áudio... (NICHOLS, 1993, p.181)

2.5 CITAÇÃO INDIRETA
Transcrição de conceitos do autor consultado, porém descritos com as próprias palavras do redator. Na citação indireta o autor tem liberdade para escrever com suas palavras as idéias do autor consultado.
EX.: Apenas poucos estudos examinaram a conformação de uma molécula inteira de mucina, utilizando a NMR de carbono 13 e técnicas de disseminação luminosa, (GERKEN, 1989). (Dentro do parênteses o nome do autor deve estar em letras maiúsculas, só se usa minúscula no texto).

2.6 CITAÇÃO DE CITAÇÃO
É a transcrição direta ou indireta de uma obra ao qual não se teve acesso. Nesse caso, emprega-se a expressão latina "apud" (junto à), ou o equivalente em português "citado por", para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada.
EX.: Além desses aspectos sobre a formação do povo brasileiro, que ainda hoje influenciam, de forma negativa, a disponibilidade para o ato de ler, outros ainda devem ser observados. Sobre este assunto, são esclarecedoras as palavras de Silva (1986 apud CARNEIRO, 1991, p. 31)

2.7 CITAÇÃO DE CANAIS INFORMAIS (AULA, CONFERÊNCIA, E-MAIL, DEPOIMENTOS, ENTREVISTA.)
Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações) indicar entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando os dados disponíveis em rodapé.
EX.: O novo medicamento está disponível até o final deste semestre (informação verbal)1. No rodapé da página: 1 Notícia fornecida pelo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso em Novembro de 2002.

2.8 CITAÇÃO COM UM AUTOR
EX. 1: (autor como parte do texto) Como afirma Almeida (1988, p. 14) "As novas tecnologias são o resultado prático de cruzamentos entre as diversas faces do triangulo da comunicação contemporânea: a tv, o satélite e o computador."
EX. 2: (autor não faz parte do texto) "As novas tecnologias são o resultado prático de cruzamentos entre as diversas faces do triangulo da comunicação contemporânea: a tv, o satélite e o computador." (ALMEIDA, 1988, p. 14)
OBS.: trata-se de citação direta, por isso o trecho retirado da obra consultada é digitado entre aspas duplas e a pontuação do autor citado é fielmente reproduzida.

2.9 CITAÇÃO COM DOIS AUTORES
Devem ser apresentados pelos sobrenomes dos autores ligados por ; quando apresentados entre parênteses. Quando citados no texto, devem ser ligados por "e", seguidos do ano da publicação. Os nomes devem estar separados por " ; ". O símbolo & indica sociedade comercial, portanto não é apropriado para um trabalho científico.
EX. 1: (autor como parte do texto) Zaccarelli e Fischmann (1994) identificam a estratégia de oportunidades como sendo a adotada por empresas que enfrentam grandes variações no nível de atividade em seus mercados. Ela consiste basicamente na manutenção de mínimo esforço durante os períodos de baixa intensidade e na minimização do esforço em período de pico.
EX. 2: (autor não faz parte do texto) As estratégia de oportunidades como sendo a adotada por empresas que enfrentam grandes variações no nível de atividade em seus mercados. Ela consiste basicamente na manutenção de mínimo esforço durante os períodos de baixa intensidade e na minimização do esforço em período de pico. (ZACCARELLI; FISCHMANN, 1994)

2.10 CITAÇÃO COM TRÊS AUTORES - CITA-SE OS TRÊS CITAÇÃO COM MAIS DE TRÊS AUTORES CITA-SE O PRIMEIRO SEGUIDO DE “at al”
Com mais de três autores:
EX. 1: (autor como parte do texto) Lotufo Neto et. al (2001) afirmam que as pessoas com depressão sofrem muito e procuram a ajuda de profissionais da saúde, porém estes raramente identificam o problema.
EX. 2: (autor não faz parte do texto) As pessoas com depressão sofrem muito e procuram a ajuda de profissionais da saúde, porém estes raramente identificam o problema. (LOTUFO NETO et al., 2001)

2.11 CITAÇÃO DE VÁRIOS AUTORES À UMA MESMA IDÉIA
Citar os autores obedecendo a ordem alfabética de seus sobrenomes.
EX.: Essas proposições foram testadas dentro dos limites estreitos da pesquisa sobre projeto do tabalho e em powerment. Dessa forma Parker, Wall e Jackson ( 1997) e Parker (2000) demonstraram como autonomia e decisão são positivamente relacionadas com comportamentos proativos, iniciativas, flexibilidades e internalizações de estratégias organizacionais por parte dos empregados. Do mesmo modo, Cordery e Clegg, Leach, Jackson (2000), Parker (1998),Wall (2000) .

2.12 CITAÇÃO DE AUTORES COM MESMO SOBRENOME
Havendo dois autores com o mesmo sobrenome e mesma data de publicação, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes.
EX.: 1Os dados para a amostra dessa pesquisa foram coletados no banco de dados International Finance Corporation. Conforme salientam Costa J.R. e Costa M.R (1984).

2.13 CITAÇÃO DE UM MESMO AUTOR COM DATAS DE PUBLICAÇÕES DIFERENTES
EX.: Recentemente, foi comprovado que a educação continuada e o treinamento representam a base de sustentação do controle de qualidade total Tavares (1994, 1995, 1998).
Importante: a seqüência das citações obedece a ordem cronológica das publicações.

2.14 CITAÇÃO DE UM MESMO AUTOR COM MESMAS DATAS DE PUBLICAÇÃO
EX.: De acordo com Robinson (1973a, 1973b, 1973c) o número de manifestação corresponde a ....
Importante: na elaboração das referências as mesmas letras identificadoras dos documentos deverão ser apresentadas.

2.15 CITAÇÃO CUJO AUTOR É UMA ENTIDADE COLETIVA
EX.: Segundo a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, (2002) todo autor citado no texto deve ser relacionado nas referências.
OBS: As próximas vezes que a entidade for citada poderá ser utilizada apenas a sigla. Exemplo: Segundo a ABNT...

2.16 CITAÇÃO DE TRABALHOS EM VIAS DE PUBLICAÇÃO (NO PRELO)
EX.: Segundo Carneiro (não publicado), todo comportamento humano decorre da concepção que nós temos da realidade e nessa realidade existem três pólos distintos: nós e aquilo que nós somos, nós e aquilo que nos cerca, nós e as outras pessoas. Nossa postura na vida depende do modo como estabelecemos esta relação.
OBS: No caso do texto estar redigido em inglês, utiliza-se a expressão" in the press"

2.17 CITAÇÃO DE HOMEPAGE OU WEB SITE
Cita-se o autor pelo sobrenome, como se faz na citação tradicional. Quando não houver autor cita-se a primeira palavra do título em CAPS LOCK (A ABNT orienta fazer a citação da mesma forma que a do autor-livro e autor revista. Não se faz menção do site na nota de rodapé, pois existe uma referência própria para documentos retirados da Internet.
EX.: Ao tratar de biblioteca digital, Cunha (1999) esclarece que ela " é também conhecida como biblioteca eletrônica (principalmente no Reino Unido), biblioteca virtual (quando utiliza recursos da realidade virtual), bibliotecas sem paredes e biblioteca virtual.
Somente na lista de referências cita-se o nome completo do autor o nome do site e a data do acesso.

2.18 CITAÇÃO DE OBRAS CLÁSSICAS
EX.: Homero exulta o povo "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono..." (Ilíada, 10, p.173). O volume deve ser indicado em arábico e deve-se colocar a designação da página " p. "

2.19 CITAÇÃO COM OMISSÃO DE PARTE DO TEXTO
Omissões em citações são permitidas quando não alteram o sentido do texto. São indicadas pelo uso de reticências no inicio ou no final da citação.Quando houver omissões, no meio da citação, usam-se reticências entre colchetes. As reticências indicam interrupção de um pensamento ou omissão intencional de algo que se devia ou que podia dizer e que apenas se sugere, por estar facilmente subtendido.
EX.: No inicio da citação: "...alguns dos piores erros na construção organizacional tem sido cometidos pela imposição de um modelo mecanicista de organização ideal" ou "universal" a uma empresa viva" (CASTRO, 1976, p.41)
No meio da citação: “O poder tributário [...] é à base de aplicação de qualquer categoria de tributos" (FOUROUGE, 1973, p. 41)
No final da citação: "Em relação a este tema Muraro (1983) no seu estudo com mulheres brasileiras da classe burguesa, afirma que uma das preocupações mais importantes destas mulheres centrava-se na própria aceitação...”.

2.20 NUMERAÇÃO
A numeração das notas explicativas é feita em algarismo arábico, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página.
Ibdem - ibd [ na mesma obra] - Usado quando se faz várias citações seguidas de um mesmo Documento.

5 Silva, 1980, p.120 6 Ibid, p. 132Idem - Id [ do mesmo autor] - Obras diferentes do mesmo autor.
5 Silva, 1980, p. 132 6 Id, 1992, p. 132
Opus citatum - op. cit. [obra citada] - Refere-se à obra citada anteriormente “na mesma página”, quando houver intercalação de outras notas.

5 Silva, 1980, p. 23 6 Pereira, 1991, p. 213 7 Silva, op. cit., 93Locus citatum - loc cit [lugar citado] - Refere-se a mesma página de uma obra citada anteriormente, quando houver intercalação de outras notas.
5 Silva, 1995, p120 6 Pereira, 1994, p.132 7 Silva, loc. Cit
Nota:

As expressões latinas somente podem ser usadas em notas de rodapé.
Das expressões latinas, a expressão apud é a única que pode ser usada no texto também.

3 REFERÊNCIAS
Segue nesta secção exemplos dos tipos de referências e sua ordem exata conforme norma vigente da ABNT – NBR 6023.


ABORÍGENES. In: Novo Aurélio : dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000.

3.14 LEIS E DECRETOS
BRASIL. Decreto lei n. 2.425, de 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos na Administração Federal. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, v.126, n. 66, p.6009, 08 de abril. Seção 1, pt 1

3.15 ACÓRDÃOS DECISÕES E SENTENÇAS DE CORTES OU TRIBUNAISNOME DO PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de extradição. Extradição n. 410. Estados Unidos da América e José Antônio Hernandez. Relator: Ministro Rafael Mayer. 21 mar. 1984. Revista Trimestral de Jurisprudencia, Brasilia, v. 109, p. 870-879, set. 1984.

3.16 PARECERES, RESOLUÇÕES E INDICAÇÕES AUTORIA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução n. 16 de 13 de dezembro de 1984. Dispões sobre reajustamento de taxas, contribuições e semestralidades escolares e altera e altera a relação do artigo 5 da da resolução n. 1 de 14/1/83. Relator: Lafayete de Azevedo. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 13 dez. 1984. Séc. 1, p. 190-191.

3.17 BÍBLIA
Bíblia considerada no todo
BIBLIA. Idioma. Título. Tradução ou versão. Edição. Local: Editora, ano
BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução: Centro Bíblico Católico. 34. ed rev. São Paulo: Ave Maria, 1982.
Partes da Bíblia
Quando se tratar de partes da bíblia, inclui-se o titulo da parte antes da indicação do idioma e menciona-se a localização da parte (capítulo ou versículo) no final.
BIBLIA, N. T. João. Português. Bíblia sagrada. Reed. Versão de Anttonio Pereira de Figueiredo. São Paulo: Ed. Da Américas, 1950. Cap. 12, vers. 11.

3.18 ATAS DE REUNIÕES
Universidade Metodista de São Paulo. Conselho de Ensino e Pesquisa, São Bernardo do Campo. Ata da sessão realizada no dia 10 out. 2002. Livro 30, p. 10 verso.

3.19 ARQUIVOS ELETRÔNICOS
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Sistema de Bibliotecas. Normas.doc. Manual para apresentação de trabalhos científicos. Biblioteca Central. São Bernardo do Campo, 16 out. 2002. 2 disquetes. Word 5.0. SILVA, L.L. B. Apostila.doc. São Bernardo do Campo, 16 out. 2001. Arquivo (605 bytes); disquetes 3 ½ Word for Windows 6.0.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Biblioteca Central. Manual de referencia. São Bernardo do Campo, 2002. 1 disquete.


SANTOS, J. J. Discussões sobre normalização de trabalhos [mensagem pessoal]. Mensagem recebida porbiblioteca@metodista.br em 12 out. 2002.
NOTA: Segundo a ABNT, as mensagens que circulam por intermédio do correio eletrônico devem ser referenciadas somente quando não se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discussão. Mensagens trocadas por e-mail tem caráter informal, interpessoal e efêmero, e desaparece rapidamente, não sendo recomendável seu uso como fonte cientifica ou técnica de pesquisa.

3.20 DOCUMENTOS ELETRÔNICOS (disponíveis em meio tradicional e que também se apresentam em meio eletrônico)
a- Livro no todo:
QUEIRÓS, Eça de. A relíquia. In: BIBLIOTECA virtual do estudante brasileiro. São Paulo: USP, 1998. Disponível em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em: 11 nov. 2002.
b- Evento no todo:
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO MOVIMENTO, 35., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo, SP: UMESP. 1 cd-rom.


ABORÍGENES. In: Novo Aurélio : dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000. Disponível em <http://www.dicionariodalinguaportuguesa.com.br >. Acesso em: 12 nov. 2002.
f- Jornal
Estado de São Paulo. São Paulo, ano 126, n. 39401, nov. 2002. Disponível em: <http://www.estadao.com.br >. Acesso em: 12 nov. 2002.
g- Artigo de jornal
COMÉRCIO, eletrônico. O Povo On-line, Fortaleza, 18 nov. 1989. Disponível em: <http://www.opovo.com.br >. Acesso em: 18 nov. 2002.
h- Artigo de revista
SANTOS, Lineu. O bibliotecário de referencia. Ciência da Informação. Brasília : IBICT, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em <http://www.ibict.br/cionline/ >. Acesso em: 18 nov. 2002.

3.21 DOCUMENTOS TRADUZIDOS
Pode-se indicar a fonte da tradução quando mencionada.
CARRUTH, J. A nova casa do Bebeto. Desenho de Tony Hutchings. Tradução Ruth Rocha. São Paulo: Circulo do Livro, 1993. 21p. Tradução de: Moving House.

ANEXO A - Roteiro para Formatar o Trabalho Acadêmico Inserindo Numeração a partir da Introdução:
Fazer a quebra de página na folha anterior a introdução ou a anterior a que se inicia a numeração.Na barra de menu do word clicar em:

Inserir
Quebra de página
Tipos de quebra de seção – Contínua
OK2. Na página da introdução ou a que inicia a numeração. Clicar em (barra de menu do word):

Exibir
Cabeçalho e rodapé
Desabilitar o ícone : “mesmo que a seção anterior”
Formatar números de página – completar o campo “iniciar em”: com a numeração que inicia o seu trabalho.
Clicar no ícone : “inserir números da página”

Fonte: http://www.metodista.br

161 comentários:

  1. Perfeito, o manual é muito bem identificado. Mesmo quem tiver que fazer um trabalho deste tipo pela primeira vezes, com certeza não terá dificuldades.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário, caro Anônimo.

      Excluir
    2. muito bom ajudou muito...parabens
      jessica

      Excluir
    3. Essas medidas servem para um trabalho acadêmico simples,não é?
      Se sim, há ou não obrigatoriedade de sumário?
      Obrigada.

      Excluir
    4. Essas medidas são para todos os trabalhos acadêmicos de defesa de tese, de graduação a tese de doutorado. No ensino médio já estão implantando esse método. O que seria trabalho acadêmico simples para você? o do dia a dia? Nesse caso, depende da solicitação do seu professor.

      Excluir
    5. Adorei, é muito esclarecedor e está me ajudando muito para realizar meus trabalhos! Valeu!

      Excluir
    6. AMEI O BLOG, MAS AS FIGURAS NÃO ABREM. COMO FAÇO?

      Excluir
  2. Oi. Voce sabe me dizer se resenha tem capa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Julia. Geralmente não, mas depende do que sua faculdade/universidade pede. Para desencargo, use a capa. Se não for necessária, tire.

      Excluir
  3. por favor faz a parte de citação em forma de exemplo. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Professora Tereza;
      Já está em forma de exemplo no post; quase ao final dele.

      Excluir
  4. Artigo ciêntífico segue os mesmos passos?

    ResponderExcluir
  5. Não, caro anônimo. Artigo é discorrido e não tem quebra de páginas entre capítulos. Não tem sumário e nem listas de ilustrações. Cada faculdade tem sua metodologia. Verifique com a sua. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Olavo, num Artigo Científico as citações curtas e longas seguem as mesmas regras de trabalhos mais longos como Teses?

      Excluir
    2. As normas aplicam-se a TODOS os trabalhos acadêmicos, diferindo apenas em alguns elementos. Segue o link sobre artigo científico, para dirimir demais dúvidas: http://apoioerevisao.blogspot.com.br/2014/04/como-elaborar-artigo-cientifico-2014.html. Abraços.

      Excluir
  6. O nome do autor da capa e da contra-capa se refere ao meu nome ou nome do qual eu irei comentar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor do trabalho que está sendo construído, no caso você.

      Excluir
  7. Procurei as normas da ABNT de 2014 em vários sites mas cada um fala uma coisa diferente quando ao espaçamento e tamanho de fonte. Confesso que estou perdida e não sei qual site seguir, esse me parece o mais confiável, mas o que eu faço??

    ResponderExcluir
  8. Aninha, para dirimir suas dúvidas, segue link com as normas da ABNT, do site oficial: http://apoioerevisao.blogspot.com.br/2012/04/regras-e-normas-da-associacao.html.
    Muito me estranha sua indagação, pois o espaçamento é obrigatório em 1,5 cm e o tamanho da fonte em 12. O que difere é a letra, normalmente entre Times e Arial. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Olavo, tudo bem?
      O linque que você disponibilizou nesta postagem na esta funcionando. Se possível disponibilizar um ativo. Obrigado!

      Excluir
    2. Tente esse Rener: http://apoioerevisao.blogspot.com.br/2014/03/regras-e-normas-da-associacao.html

      Excluir
    3. O tamanho da fonte é 12, porém a sugestão mostrada é de 14 a 16.
      Acho que é essa a dúvida da colega Aninha.
      O espaçamento é 1,5.
      Normalmente em TCC coloca-se Times New Roman, mas também poderia ser Arial.

      Excluir
  9. caro olavo
    muito bom, tirei 10 no meu trabalho, mas você poderia me explicar mais a parte do arquivos eletronicos.
    com paciencia, larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tamben tivi essa duvida!

      Excluir
    2. Larissa e anônimo boa tarde,

      Estou desenvolvendo e logo posto. Abraço.

      Excluir
  10. Caro Olavo, queira fazer a gentileza de ler o e-mail que te enviei.
    Desde já, obrigada!
    Daniele Domingues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele,

      lido e respondido. Por nada, sempre que precisar.

      Excluir
  11. Olá, o espaçamento entre parágrafos é 0?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do manual de sua faculdade/universidade orienta. Muitos pedem espaçamento de 1,5 cm (norma geral) e poucos pedem espaçamento simples. Seria melhor adotar a norma geral, sendo obrigatória.

      Excluir
  12. Amei esse conteúdo, o Sr. está de Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato. Visite sempre o blog, sempre conteúdos interessantes.

      Excluir
  13. obrigada , estou no meu ultimo ano do ensino medio , e tenho que fazer um trabalho de conclusaoo, e estou precisando muito de ajuda, e estou lendo todos os seus trabalhoss, qualquer duvida eu posso te perguntar mesmo? ParabÈns.,...

    ResponderExcluir
  14. Olá Olavo, uso muito as citações diretas americanas e não sei se pode usar as expressões latinas nesse caso, pois vi que elas só são permitidas em notas de rodapé. Então como faço se precisar repetir um autor logo em seguida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, as expressões latinas também são permitidas no decorrer do texto. Quando de citações do mesmo autor, use-os.

      Excluir
  15. ola olavo eu curso serviço social eu tenho um trabalho pra fazer o tema do trabalho e manisfestacoes populares no brasil minha meu professor esta pedindo no trabalho:O trabalho deverá contar com 5 laudas de desenvolvimento - não considerar introdução, considerações e referências. • A estrutura do texto dissertativo: Na introdução - apresentamos o tema e o ponto de vista. No desenvolvimento - apresentamos a argumentação, é o momento mais importante do trabalho, pois você vai fundamentá-lo teoricamente. Na conclusão - apresentamos uma síntese reafirmadora das ideias (reapresentação com outras palavras do seu ponto de vista; aqui, você poderá refletir acerca das suas impressões em relação ao tema). como posso fazer esse trabalho?

    ResponderExcluir
  16. Nossa, muito bom...as dicas são ótimas, estou cursando Serviço Social e vai me ajudar muito...Também vou repassar aos meus colegas de curso..

    ResponderExcluir
  17. OLÁ MINHA PROFESSORA PEDIU COM AS REGRAS DA ABNT, PORÉM ELA O NOME DELA NA CAPA!
    ONDE EU BOTO O NOME DELA E A MATÉRIA??
    FERNANDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia anônimo,

      O nome da professora e a matéria vai entre o título do seu trabalho e cidade/ano, no meio.

      Excluir
    2. muito obrigada por responder a minha dúvida

      Excluir
  18. Olá, gostei muito das explicações, mas fiquei em dúvida em relação a uma coisa: O recuo do parágrafo deve ter quantos centímetros?

    Agradeço desde já,
    Sabrina

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Sabrina,

    o recuo do parágrafo pelas regras da ABNT é de 1,25cm.

    ResponderExcluir
  20. olá olavo, gostaria de saber se trabalhos feitos para entregar pela intranet,precisa fazer capa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente existe a obrigatoriedade da capa, caro anônimo. Toda faculdade/universidade disponibiliza um manual de orientação. Verifique e também com seu professor/orientador.

      Excluir
  21. Muito didático. Vc fez esse esquema sintetizando-o de um livro? Qual? Parabéns.

    wagner pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wagner,veja o link relacionado ao post: http://apoioerevisao.blogspot.com.br/search/label/LIVROS%20RECOMENDADOS
      Abraços.

      Excluir
  22. Olá! No meu caso, são 4 autores e não um. O tamanho da letra continua sendo 14 e o espaçamento de 1,5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Gabi, não entendi sua pergunta. A que se refere os quatro autores e onde eles estão dispostos? O tamanho da letra no corpo do texto é obrigatoriamente 12; salvo em títulos, notas de rodapé e citações.
      A regra básica de espacejamento é que o texto seja digitado com espaço de 1,5. A regra só não se aplica para notas de rodapé, referências, citações com mais de três linhas, legendas, ficha catalográfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição e área de concentração. Para esses casos há duas recomendações: para Referências, usa-se dois espaços simples. Em todos os demais, a orientação é que se use o espaço simples.
      Você deve usar dois espaços 1,5 para separar os títulos de seções e subseções do texto que os sucederem. Por sua vez, o título e subtítulo precisam estar posicionados no topo da mancha.
      A natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição devem ser alinhados no meio da mancha para a margem direita quando contidos na folha de rosto e folha de aprovação.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  23. Que Bobagem!! :s Tanta Frescurinha e Bobagens pra que isso???!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho desnecessário o comentário, muito legal o blog! E discordo que isso é bobagem, você está sendo ignorante!

      Excluir
    2. Agradeço seu apoio, caro anônimo. São bobagens que irão fazer falta futuramente, em algum momento. Esse blog é informativo e esclarece dúvidas muitas dos estudantes em geral. Realmente desnecessário esse tipo de comentário. Se quiser dizer algo, que seja para contribuir. Meu forte abraço.

      Excluir
    3. Bobagem pra quem não estuda e não faz nada da vida, vá ler um livro... ¬¬

      Ótimo post e esclarecimentos!

      Excluir
  24. ótimo!!Valeu mesmo,muito bem detalhadoe explicado.

    ResponderExcluir
  25. Em cada site que pesquiso aparecem coisas bem diferentes, tanto em relação ao tamanho da fonte quanto as margens e espaçamento. Nao sei qual devo usar... entrei em todos os blogs mas nao acho o correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor site para dirimir suas dúvidas é o da ABNT: www.abnt.org.br; e todos as minhas publicações são baseadas em livros de autores renomados e tb das normas da ABNT. E muito me estranha em dizer que são diferentes. Fiz a mesma pesquisa e não encontrei diferenças; a grande maioria escrevendo igual. Espero ter ajudado.

      Excluir
  26. qual o melhor tamanho para figura na folha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro FC - Facebook;
      Não existe melhor tamanho e sim enxergar como mera ilustração. A figura estando legível, quanto menor, melhor. E alinhado à esquerda da página, logo abaixo do tópico que o discrimina. Não se esquecendo da fonte é claro.

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Olavo, gostaria de tirar uma dúvida. No sumário, as considerações finais vem enumerada?

    ResponderExcluir
  29. No Sumário, as páginas são enumeradas de Introdução até os Anexos, que são depois de considerações finais.

    ResponderExcluir
  30. Olá Olavo, tudo bom?
    Gostaria de saber as regras para artigo científico. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leo,
      verifique esse link: http://apoioerevisao.blogspot.com.br/2014/04/como-elaborar-artigo-cientifico-2014.html, creio que irá ajudá-lo. Abraço.

      Excluir
  31. Olá Olavo,
    gostaria de saber se precisa dar espaço entre um parágrafo e outro quando for colocar uma figura na monografia.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia,

    sempre e com espacejamento de 1,5 cm.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Olavo. O post é bem explicativo, obrigada. Só achei essas mudanças muito exageradas. Por exemplo, tamanho de título na capa, de 16 a 20? Fica muito absurdo, principalmente para títulos longos. De 12 para 14 (identificação de universidade e nome da pessoa), e de 12 para 16 (título) foi um salto enorme. Sendo assim, tem problema adotar o tamanho 12 por estética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleris boa noite,

      Devo lembrá-la que as normas da ABNT não são impostas e sim sugeridas. Cabe a cada universidade/faculdade criar sua metodologia, desde que não fuja das normas gerais. Nada impede que você adote o tamanho sugerido em 12. Acredito que sua instituição de ensino tenha manual a respeito. Sugiro que consulte. Espero ter ajudado.

      Excluir
  34. Olá, Olavo. Fiquei impressionado com o excelente serviço que você presta a toda comunidade acadêmica, inclusive para alunos do Ensino Médio. Acabei de ler todas as postagens e verifiquei que você realmente está disponível a prestar os mais diversos esclarecimentos. Sou professor na Educação Básica e em Cursos de Graduação e Pós-graduação. Sei muito bem das dificuldades colocadas aos estudantes quando se deparam com a ABNT. Pretendo visitar outras vezes seu blog, pois estou na fase da qualificação de minha tese de doutorado. Grato pelo esforço empreendido.

    ResponderExcluir
  35. Olavo,
    Acompanho alguns post que você reproduz e agradeço pelo rico conteúdo.
    Estou com uma formatação de trabalho simples da faculdade que pede que o mesmo esteja nas normas da ABNT.
    Em meu cronograma da faculdade pede que a capa contenha data de entrega ou publicação.
    Nas normas ABNT solicita.se no rodapé cidade e ano.
    Qual melhor posicionamento neste caso,para q atenda ambas .
    Desde já agradeço.
    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel bom dia,

      O ideal seria mesmo no rodapé, podendo ser a data completa da entrega:

      SÃO PAULO
      16 DE MAIO DE 2014
      lembrando que esses itens centralizados na página.Grato pela visita. Abraço.

      Excluir
  36. Olá!! Obrigado pela disponibilização desse material.

    Pergunta: Essas regras valem também para Relatórios de Estágios Supervisionados?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo bom dia,

      essas regras e normas aplicam-se a TODOS os trabalhos acadêmicos. Lembrando que são normas gerais e as instituições de ensino podem adequar à sua maneira. Verifique com sua unidade escolar se existe um manual a respeito. Abraço.

      Excluir
  37. Desculpe-me a ignorância, o que seria o "projeto gráfico"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Projeto gráfico é um conjunto de elementos que formam e dão características a um meio de informação. Ou seja, é constituído de uma série de plataformas que formam a sua lógica construtiva. Estas estruturas definem o seu aspecto de visual - layout - (cores, tipografia, design, etc.), bem como seu aspecto editorial (textos, linguagem, conteúdo). Geralmente um projeto gráfico é antecedido de uma série de perguntas junto ao cliente, o que se denomina briefing. O objetivo do briefing é enfatizar questões que servirão de ferramentas relevantes na constituição do projeto. Para desenvolvimento de um projeto gráfico, são necessários aproximadamente de sete a dez dias antes da etapa seguinte, que é chamada "Reunião de pauta", evento em que se reúnem os Designers e as equipes de Marketing, Publicidade e Editoração. A finalidade é justamente determinar qual o formato que o projeto gráfico terá e de que forma ele será representado na mídia expressa. Leva-se em torno de dez dias de produção editorial antes da publicação propriamente dita do projeto gráfico. Nesta etapa são realizados uma série de procedimentos que revisam a própria estrutura do projeto. Na próxima etapa é realizada a diagramação, evento que une os aspectos visuais de um projeto com os aspectos gráfico-editoriais. Leva-se em torno de sete dias para tal. Feito a diagramação é enviado ao cliente um layout para ser aprovado. Com a aprovação é feita a revisão ortográfica e enviada à gráfica o material, que retornará com uma prova que antecede a publicação. Até então leva-se aproximadamente 10 dias em média. Validadas as provas editoriais, dá-se início à publicação do material, evento que já antecipadamente é fonte de reunião entre as equipes de publicidade e propaganda. Abraço.

      Excluir
  38. Muito obrigado, ajudou muito.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, li todo o blog e achei muito bem escrito e explicado. Parabéns. No entanto, ainda tenho dúvidas sobre o recuo para citações com mais de 3 linhas. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual seria exatamente sua dúvida Rosana? Quando do recuo em 4 cm, tamanho menor em até 02 pontos do texto, espacejamento simples, houver 03 linhas, é necessário mantê-lo. Sempre a partir de, tudo bem? Abraço.

      Excluir
  40. Respostas
    1. Grato Rodolfo. Visite sempre o blog. Abraço.

      Excluir
  41. Saudação de Paz e Bem.

    Caro amigo, minha duvida está nos documentos da Igreja Católica. Estes não sei como fazer referencias dos mesmos. Para maior clareza o documento que estou usando é o de numero 134 que tem os seguintes dados: Pontifícia Comissão Bíblica: A interpretação da Bíblia na Igreja. Conto com sua ajuda. Abraço fraterno. Paulo Evaristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Evaristo,

      peço desculpas pela demora da resposta.
      A referência é tal e qual como demonstrou, colocando da seguinte forma: PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA: A Interpretação da Bíblia na Igreja. Documento nº 134. Data da consulta: ___/___/___. Abraço.

      Excluir
  42. Queria saber como fazer citação de obra que tem vários autores e um organizador. Aquilo que estiver citando uso o nome do autor do texto ou do organizador da obra? De que forma? Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, o post apresenta essa dúvida e mostra em detalhes como citar a fonte. Sempre o autor principal e usar et al a seguir. Abraço.

      Excluir
  43. Que post incrível! Quando tiver mais tempo, saboreio os outros! Parabéns, nossa sociedade precisa de mais pessoas com esse espírito que além de nos esclarecer dúvidas, responde as perguntas com disposição e carinho. Me salvou aqui em Portugal. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda bom dia,

      Que bom que meus objetivos atingiram o além mar. Grato pelo elogio e pelo carinho. Irá encontrar informações valiosas. Volte sempre. Abraço.

      Excluir
  44. meu nome é Valéria e agradeço pois suas orientações me ajudaram muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo elogio e pela visita Valéria. Fico feliz em poder ajudar. Abraço.

      Excluir
  45. Parabéns pelo post e pelo blog. Pessoas com a sua cultura e vontade de distribuir conhecimentos fazem falta nos dias de hoje. Tenho uma dúvida: existem normas ABNT para a utilização de marcadores no texto? Qual tipo, espaçamento, etc? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian bom dia,

      Grato pelo elogio. Todas as suas dúvidas estão esclarecidas no próprio post. A uniformização é válida para todos os trabalhos acadêmicos, ou seja, tamanho de fonte, espacejamento e demais elementos.

      Excluir
  46. muito obrigado por representar este ótimo exemplo e aula nos ajudou muito

    ResponderExcluir
  47. Em relação as referências, se for retirado da internet quando eu for colocar a data de acesso, eu devo colocar a data da última vez que eu acessei o site é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sempre a última data de acesso, quando recolher informações virtuais.

      Excluir
  48. Bom dia.
    Parabéns pelo blog, muito esclarecedor e educativo.
    Desejo tirar uma duvida sobre figura: quando a imagem e de autoria de quem esta fazendo o artigo, como deve ser escrito a fonte?? Exemplo de imagem de uma padaria: Figura 1: Divisoria. Fonte: Propria, 2014 ???
    Desde já, agradeço a resposta.
    0bs: peço desculpas pela falta de acento em algumas palavras, mas as teclas aqui não estão funcionando adequadamente.

    ResponderExcluir
  49. Zucleide bom dia,

    Fonte: Próprio Autor. Em tamanho até 09. Lembrando que no nome da figura vai acima e a fonte abaixo. Grato pelo elogio.

    ResponderExcluir
  50. Valeu ajudou muito.

    ResponderExcluir
  51. parabéns, ficou mto legal!!! estou na fase final de minha tese e consultei seu material diversas vezes, super obrigada, um abraço e mtas felicidades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato anônimo, pelo elogio. Visite sempre o blog.

      Excluir
  52. Boa noite Olavo tenho uma duvida, estou fazendo um tcc e quero por todas ou grande parte das leis que regulamentam e classificam um produto sendo cosmético. dai essas leis eu copio e colo ou posso fazer como na citação indireta q coloco o q eu entendi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      se são leis completas e que você quer usar como ilustração, terá que ser como citação em recuo de 4 cm, em tamanho menor que a fonte do texto, como qualquer autor consultado. E especificar na bibliografia ou referências de onde foram tiradas tais informações.

      Excluir
  53. Boa tarde, olavo tenho uma dúvida, no caso da capa que é necessário o nome do autor, o trabalho que estou fazendo é em equipe, como poderia fazer para colocar o nome de todos. O senhor poderia me mandar um exemplo por e mail deboraevellynls@hotmail.com. Desde já agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
  54. Parabéns!!! e Muito Obrigado! Muito bem explicado e de forma direta e simples! Irei compartilhar e indicar a todos da minha network! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  55. olá me chamo Naiara tenho que fazer pra universidade um trabalho que pede todas as teorias da administração ou seja um breve resumo de cada uma em 3 páginas neste caso posso usas as normas da ABNT estou meio perdida o trabalho vale muito e estou com medo de tropeçar....

    ResponderExcluir
  56. Olá
    Em meu tcc preciso citar e por referencia de uns cadernos do ministério da educação, ja procurei como citar e referenciar e não achei, pois não é legislação.
    mais detalhes: caderno eja 1, 2 e 3. pode me ajudar

    ResponderExcluir
  57. Olá, queria saber se essas regras se aplicam para outros tipos de trabalho, como por exemplo, trabalhos de ensino médio.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  58. Olá Olavo, gostaria de saber como colocar os resultados que fiz através de um questionário? desde já agradeço.
    Odias Junior.

    ResponderExcluir
  59. Por favor, a Lista de Ilustração ou Figura está como opcional, gostaria de saber se, de acordo com as normas da ABNT, é opcional porque nem todo trabalho acadêmico tem figuras ou se, mesmo meu trabalho tendo figuras é opcional a inserção da lista.
    Desde já lhe agradeço,
    Gheysa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é obrigatória a inserção de listas de figuras. Normalmente os professores pedem que se coloque. Verifique com sua orientação, caso houver.

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno!
      Gheysa

      Excluir
  60. Bom dia. Gostaria de saber se um fragmento de citação como epígrafe, no início de um capítulo, deve ter o mesmo alinhamento da citação comum superior a 3 linhas ou deve ter um recuo maior do que os 4 cm da citação.
    Grato,
    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, normalmente o recuo da epígrafe usa-se 6 cm da margem.

      Excluir
  61. Boa tarde
    uma pergunta... Quantas páginas são? Tem contagem de letras ou palavras? Neste número de páginas se inclui capa, folha de rosto e referencias bibliograficas?
    Att.,
    Paola

    ResponderExcluir
  62. Caro Olavo, parabéns pelo post, muito útil pra alunos e professores. Tenho uma dúvida sobre citação...já procurei em muitos materiais e não encontro. No caso de dados fornecidos por sites, sem que exista autor e ano, como posso colocar na referência? Como posso citar esta fonte no corpo do texto?
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a sigla s/d, que significa sem data e o nome do sítio onde localizou a informação. Não se esquecendo da data de acesso.

      Excluir
  63. OLÁ OLAVO, TENHO UMA DÚVIDA, QNDO USO INFORMAÇÃO DO SITE DE EMPRESAS, POR EXEMPLO, BOING, AIRBUS, (QUE SÃO NO CASO AS QUE USEI) SÃO NOTÍCIAS SOBRE OS NOVOS AVIÕES EM TESTE... COMO POSSO REFERENCIAR? OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome da empresa pesquisada como autor. Ex.; GOL - LINHAS AÉREAS INTELIGENTES, o que pesquisou, o link e a data de acesso.

      Excluir
  64. Daniela Weisheimer Corrêa4 de junho de 2014 13:31

    Boa tarde Olavo!
    Demais seu blog! Muito educativo e esclarecedor! PARABÉNS!!!
    Realizo correções de trabalhos acadêmicos e faço uso de seu blog!
    Abraço e uma excelente quarta-feira!

    ResponderExcluir
  65. Caro Olavo,

    Vi numa defesa de mestrado recentemente que a ANBT mudou a normalização de legenda de tabelas e figuras para parte superior das mesmas, e não mais inferior... confere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, confirmado. E a fonte na parte inferior da figura.

      Excluir
  66. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  67. muito bom o blog,ajudou bastante, obrigado

    ResponderExcluir
  68. Olavo Bom dia, gostaria de sabe sobre imagens tabelas, ilustrações.
    Quantas linhas de legenda eu posso manter na ilustração de acordo com as normas da ABNT?

    ResponderExcluir
  69. Carlos boa tarde,

    as normas não são claras neste sentido, deixando em aberto. Verificando outros trabalhos, normalmente são sucintos e objetivos. Sugiro que siga desta maneira.

    ResponderExcluir
  70. Infelizmente as imagens não estão disponíveis.

    ResponderExcluir
  71. boa tarde, para publicar um artigo científico estas são as normas? é para um congresso e diz que deve ser pelas normas de ABNT. Onde posso encontrar isso? procurei em vários sites e não tive resultados. obrigada.

    ResponderExcluir
  72. Caro anônimo, segue link para desenvolver artigo científico: http://apoioerevisao.blogspot.com.br/2014/04/como-elaborar-artigo-cientifico-2014.html

    ResponderExcluir
  73. Nao ta aparecendo as imagens

    ResponderExcluir
  74. Boa noite,
    Não consigo abrir os arquivos, seria um problema no meu computador?

    ResponderExcluir
  75. Artigo científico é diferente de artigo acadêmico? #TOPERDIDAAAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, verifique esse link, irá ajudá-la: http://apoioerevisao.blogspot.com.br/2014/04/como-elaborar-artigo-cientifico-2014.html

      Excluir
    2. Poutz! Muito obrigada! Salvou minha vida!!!!

      Excluir
  76. Boa tarde, quando a ideia é retirada de um artigo cientifico com varios autores como devo fazer para colocar o nome dos autores

    ResponderExcluir
  77. Olá Olavo! Muito bacana sua atitude e dedicação aqui!!

    Mas tenho uma dúvida. Essas normas que vc postou aqui são as de 2012, não?? E se eu fizer um trabalho seguindo esse modelo, sendo que minha faculdade pede as normas de 2014, não poderei ser prejudicado na minha nota??

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  78. Por que não está aparecendo as figuras? :(

    ResponderExcluir
  79. Olá!
    Considerando a ABNT 2014, posso usar a forma de citação (FUCKNER, 2013: 35) como opção à forma (FUCKNER, 2013, p. 35), desde que uma delas seja mantida como padrão até o final do texto?

    ResponderExcluir
  80. Olá Olavo, no meu computador as figuras não estão aparecendo, e me baseava nelas pra realizar meus trabalhos. Seria algum erro do site ou do meu próprio computador? Teria como corrigir?

    ResponderExcluir
  81. Qual o espaço entre as referências?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu utilizo sempre um espaço apenas um
      antes e depois. tenta isso.

      Excluir
  82. Olá Olavo, me debruçarei sobre as suas valiosas informações, assim que tomar mais uma xícara de café, para tentar Normatizar a minha monografia há tempo! Espero já encontrar aqui a luz no fim do túnel que estou buscando e tenho mesmo pouquíssimo tempo! rsrs Minha maior dificuldade é com relação a REFERENCIAS se puder me mandar algo a mais, que vc saiba a respeito, aliás, qualquer coisa a respeito das normas, ficaria imensamente, indescritivelmente grata :) Jackhoppus@hotmail.com Desde já, obrigada e parabéns pela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde.
    Por favor, tire-me uma dúvida, um trabalho pode ser escrito na primeira pessoa do plural?
    Grata pela atenção,
    Erika.

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde, Olavo
    Necessariamente dentro de um relatório o gráfico tem q ser chamado de gráfico figura de figura tabela de tabela quadro de quadro, pq recebo mts relatórios para revisar e vejo que não tem um padrão figura vira gráfico quadro vira tabela e etc...
    Qual é o certo? Existi algum padrão?

    ResponderExcluir
  85. Olavo, tudo bem? Preciso da norma para poster, porém a única que encontrei é uma de 2006. Você sabe me informa se essa permanece ou foi atualizada, pois estou procurando faz uns 2 dias e só aparece essa. Desde já muito obrigada. Milene

    ResponderExcluir
  86. Boa noite. Parabéns!!! Muito elucidativas suas explicações.
    Gostaria de visualizar as imagens dos modelos, com faço?

    ResponderExcluir
  87. Olá, qual seria o tamanho do título?

    ResponderExcluir
  88. Olá, lembro que tem um espaçamento na linha, margens, das páginas, de cima e esquerda é uma numeração e de baixo e direita outra. O senhor teria como me orientar nisso?

    ResponderExcluir
  89. Olá Olavo, tudo bem?
    Desde já parabenizo-o pelo site, muito esclarecedor e bem redigido!
    Caro, poderia dirimir uma dúvida que possuo?
    Afinal, quando inicio efetivamente o texto da introdução, devo começar numerando como página 2 ou devo contar (mesmo deixando ocultas) desde a primeira folha do TCC, ou seja, começando em algo como página 12?

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  90. Ótimo blog!! Parabéns!! Mas teria como corrigir o problema das figuras?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  91. Caro Olavo, seu blog é muito explicativo, porém gostaria de perguntar sobre a forma da impressão....os elementos pré-textuais e pós- textuais devem ser impresso somente em verso da folha, exemplo: folha 1- Capa, Folha 2- em branco, Folha 3- Contra-capa, Folha 4-Ficha catalográfica, etc e assim por diante, e começar a imprimir em frente e verso só a partir da introdução?
    Para frente e verso uso margem espelho, onde a numeração fica sempre a direita superior de cada folha.
    Grata.
    Daiani Correia

    ResponderExcluir
  92. Olá! Sua postagem está sendo de grande contribuição para o meu trabalho de conclusão de curso. Agradeço desde já e aproveito para lhe perguntar como se faz uma citação quando os autores tem o mesmo nome e o mesmo prenome.

    Grata,

    Cinthia.

    ResponderExcluir
  93. Prezado, Olavo Bom dia

    Gostaria de sabe, Qual o tamanho para foto em paisagem dentro de um relatório empresarial?

    desde já agradeço sua atenção.

    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  94. Bom dia, Olavo!

    O Artigo Científico, pelos padrões da ABNT, pode ser feito em duas colunas?

    Desde já, agradeço.

    Angélica Andrade

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. estou em dúvida com relação a fonte dos títulos. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  97. Olavo bom dia! Por gentileza preciso saber o tamanho das fontes para cada etapa da monografia, pois é a primeira vez que faço e não sei nenhuma delas. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  98. Olavo Boa tarde

    Houve alguma modificação, nas normas da abnt neste ano em curso 2015?
    É Certo manter figuras dentro de tabelas ? tipo 4 figuras pequenas dentro de uma tabela formando um quadro. isso é certo?Por que? explique?

    Desde já agradeço e fico no aguardo pois tenho um TCC. para finalizar.

    ResponderExcluir
  99. Oi Olavo! Não consigo visualizar as imagens da postagem. Poderia atualizá-la por favor?

    Obg

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde, Olavo. Ainda existe o recuo de 1,25cm na primeira linha do parágrafo?

    Grata

    ResponderExcluir
  101. Olá!!! Como colocar nas referências uma obra com 17 autores e 01 organizador?

    ResponderExcluir