sexta-feira, 21 de março de 2014

Normas ABNT para Trabalho de Conclusão de Curso - 2017

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país sendo ela a fornecedora de uma base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Fundada no ano de 1940, essa entidade não tem fins lucrativos, e foi reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução de nº 07 do CONMETRO, de 24/08/1992. Esta é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).
A normalização dessas normas consiste em dar ordem a determinados contextos, com certos objetivos, sendo eles na Economia (para a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos); na Comunicação (para proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente), na segurança (para proteger a vida humana e a saúde), na proteção do Consumidor (para prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos) e na Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais (para evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países).

Sendo assim, a exigência das universidades e faculdades gira em torno dessas normas, como forma de preparo das pessoas com o que é considerada lei de uso em arquivos e documentos com certo valor, para que estes sejam valorizados em meio a uma avaliação. Por isso, em alguns cursos de graduação, é possível e integrar no assunto através da disciplina sobre Métodos e Técnicas de Pesquisa, que em uma parte abrange sobre a importância e o modo de utilização dessas normas, seja em trabalhos, pesquisas cientifica ou em trabalhos de conclusão do curso.


Algumas regras da ABNT inicialmente pela capa de um trabalho, no caso acadêmico, seria ter nome do autor; título; subtítulo (se houver); número de volumes (quando houver mais de um); local da instituição onde será apresentado; ano de entrega. No decorrer de um novo capitulo no trabalho, é necessária a clareza quanto aos títulos, fontes e claro, a quem estará lendo o TCC. Nos textos, as principais são: a introdução deve constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e demais elementos necessários para situar o tema e o desenvolvimento, sendo parte principal, contêm a exposição ordenada e pormenorizada dos assuntos, divide-se em seções e subseções. Varia em função da abordagem do tema e método.

Após a finalização do texto, referências é obrigatório, pois é por parte dela que temos o conhecimento do conjunto padronizado de informações retiradas do material informacional consultado. Outra situação que as normas aparecem é na formatação, para a forma de apresentação do trabalho. Inicialmente o formato parte do papel em branco, A4 (21,0 cm X 29,7 cm), digitados no anverso da folha. Recomenda-se a fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas e notas de rodapé. A margem deve ser configurada a esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm. Já a regra do espaçamento é de que todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. As citações longas, as notas, as referências e os resumos devem ser digitados em espaço simples. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaços simples. E as notas de rodapé devem ser digitadas dentro da margem, separadas com espaço simples de entrelinhas e um filete de 3,0 cm a partir da margem esquerda.

Em meio a essas poucas regras, surgem outras intercaladas no decorrer do trabalho. São detalhes de extremo valor que valorizam ainda mais o desempenho do individuo acerca de um documento, querendo ou não, de extrema importância.

Para outras informações sobre as Normas de ABNT, acesse o site oficial Abnt.org e aprofunde-se no que deve ser uma praxe, a quem vive e/ou busca viver no convívio dos estudos acadêmicos.

NORMAS ABNT 2017

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade responsável por criar regras para a formatação de trabalhos acadêmicos. Desde a década de 40 são desenvolvidas atividades nesse ramo para criar um paradigma que simplifique o entendimento das pesquisas cientificas.

A normatização técnica possui fundamental importância em um país, afinal, se não fossem suas diretrizes os profissionais publicariam seus trabalhos científicos de qualquer forma e isso dificultaria a compreensão dos mesmos. No Brasil, a ABNT procura acompanhar desenvolvimento tecnológico e mantém parceria com outras entidades internacionais de normas técnicas.

Muitas teses de pesquisa ou mesmo dissertações acadêmicas só se tornam válidas no campo de estudos quando são formatadas segundo as regras da ABNT. Em função disso, praticamente todos os cursos de graduação possuem uma matéria destinada aos métodos e técnicas de pesquisa, onde os alunos aprendem como trabalhar com os conhecimentos e colocar em prática as normas técnicas.

Desde que foi criada até então, a ABNT não manteve as mesmas diretrizes quanto a formatação de trabalhos acadêmicos. O órgão foi alterando suas técnicas e dessa forma modificando as formas de elaborar o conteúdo de pesquisas cientificas. A informática foi responsável por inovar as regras da formatação ao longo dos anos.

As normas da ABNT para TCC basicamente propõem uma normatização dos conteúdos, sendo está uma forma mais simples da banca examinadora avaliar a monografia. As regras que atualmente regem a formatação são de 2002 e não houve até agora severas alterações no conteúdo da ABNT.

Para montar um trabalho acadêmico, é necessário se preocupar com cada uma das partes que compõem o conteúdo: capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. Lembrando que cada etapa do trabalho precisa respeitar as características designadas pela normatização.

As normas ABNT 2014 seguem os mesmos critérios dos anos anteriores, podendo haver uma pequena mudança ou outra que será anunciada pela Associação. As regras de formatação de trabalhos acadêmicos são bem detalhistas e adotam critérios para citações, numeração das páginas, espaçamentos, fonte de letras, entre outros pontos importantes.

Para mais informações, acesse o Portal ABNT.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Regras e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas 2017

Todo trabalho acadêmico-científico como: Monografias, Teses, Dissertações, Artigos, Resenhas, TCC's, devem contemplar a adequação as normas da ABNT 2017 (Associação Brasileira de Normas Técnicas) 2017 sobre:

  • FORMATO;
  • TIPOS E CORPOS;
  • PAGINAÇÃO;
  • MARGENS;
  • ESPACEJAMENTO;
  • PARÁGRAFOS;
  • DIVISÃO DO TEXTO;
  • INDICATIVOS E TÍTULOS DE SEÇÃO;
  • ALÍNEAS;
  • ILUSTRAÇÕES; QUADROS e GRÁFICOS;
  • EQUAÇÕES E FÓRMULAS;
  • NOTAS DE RODAPÉ e EXPLICATIVAS;
  • CITAÇÕES Diretas e Indiretas;
E a própria estrutura do trabalho.

Para que o trabalho científico fique devidamente formatado, a ABNT estabelece as normas abaixo:
NORMA DESCRIÇÃO DOWNLOAD
NBR 10520 / 2002 - Citações
Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citaçõesem documentos. 
NBR 14724 / 2011 -Trabalho Acadêmico
Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros) 
NBR 6022 - Artigos científicos impressos
Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação
NBR 6023 – Informação e documentação -Referências 
Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. 
NBR 6027 - Sumário 
Esta norma estabelece a apresentação do Sumário 
NBR 6028 - Resumo e Abstract 
Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT.

Observações importantes quanto a normalização do trabalho

Estas são as normas ABNT padrão. Porém, cada instituição costuma estabelecer suas próprias normas, as quais apresentam pequenas variações destas. A orientação é que o acadêmico pesquise no site da instituição para se informar das normas a serem seguidas. Minha orientação pessoal é a de seguir o que o orientador mandar, pois a última palavra é dele.

Quando estiver com o trabalho concluído, você pode também solicitar um orçamento para que a formatação seja feita adequadamente, evitando qualquer imprevisto.

Normalização ABNT

As normas da ABNT são uma só (vide acima), porém, cada instituição (ou mesmo orientador), entende que ter normas próprias é mais apropriado. Coitado do aluno, pois são raras as instituições que disponibilizam suas normas de forma completa, esclarecendo todos os pontos relevantes na formatação.

Desta forma, esclarecerei abaixo alguns pontos bastante comuns entre elas, ficando a recomendação que, para ter certeza de estar fazendo da forma correta, submeta em última instância ao orientador, a última palavra é dele (e torça para ele se responsabilizar por ela):

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Todo trabalho científico conta basicamente com esta estrutura fundamental:

ESTRUTURA ELEMENTO OPÇÃO PARTE EXTERNA PRÉ- TEXTUAIS 
Capa Obrigatório
Lombada Opcional

PARTE INTERNA PRÉ- TEXTUAIS 
Folha de rosto Obrigatório
Errata Opcional
Folha de aprovação Obrigatório
Dedicatória(s) Opcional
Agradecimentos Opcional
Epígrafe Opcional
Resumo na língua vernácula Obrigatório
Resumo em língua estrangeira Obrigatório
Lista de ilustrações Opcional
Lista de tabelas Opcional
Lista de abreviaturas e siglas Opcional
Lista de símbolos Opcional
Sumário Obrigatório

TEXTUAIS 
Introdução Obrigatório
Desenvolvimento Obrigatório
Conclusão Obrigatório

PÓS- TEXTUAIS
Referências Obrigatório
Glossário Opcional
Apêndice(s) Opcional
Anexo(s) Opcional
Índice(s) Opcional

Esta é a estrutura da ABNT para trabalhos acadêmicos normalmente solicitadas pelas Instituições de Ensino


Estes são os espaçamentos e margens padrões


Formato: este é outro aspecto fundamental e que deve ser seguido ao longo de todo o trabalho

Оs textos devem ser digitados оu dаtilоgrаfаdоs em cor pretа, pоdendо utilizar оutrаs cоres sоmente pаrа аs ilustrações. Se impressо, utilizar papel branco оu reciclаdо, nо formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Оs elementos pré-textuаis devem iniciаr nо аnversо dа folha, cоm exceçãо dоs dados internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica) que devem vir nо versо dа folha de rosto. Recоmendа-se que оs elementos textuais e pós-textuais sejаm digitados оu dаtilоgrаfаdоs nо аnversо e versо dаs folhas.

О projeto gráficо é de responsabilidade dо autor dо trabalho. Recоmendа-se, quаndо digitado, а fonte tаmаnhо 12 pаrа tоdо о trabalho, inclusive capa, excetuаndо se citações cоm mаis de três linhas, notas de rodapé, pаginаçãо, dаdоs internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica), legendаs e fontes dаs ilustrações e dаs tabelas, que devem ser em tamanho menоr e unifоrme. Nо cаsо de citações de mаis de três linhаs, deve-se observar tаmbém um recuo de 4 cm dа margem esquerdа.
Margem

Аs margens devem ser: pаrа о аnversо, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; pаrа о verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Espacejamento

Tоdо о texto deve ser digitado оu dаtilоgrаfаdо cоm espaço 1,5, excetuаndо-se аs citações de mаis de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas dаs ilustrações e dаs tabelas, fichа cаtаlоgráficа, nаturezа dо trabalho, objetivo, nоme dа instituição а que é submetidа e área de cоncentrаçãо, que devem ser digitados em espaço simples. Аs referências, ао finаl dо trabalho, devem ser sepаrаdаs entre si pоr um espaço simples em brаncо. Оs títulos dаs seções devem cоmeçаr nа pаrte superiоr da folha e ser sepаrаdоs do texto que оs sucede pоr dois espaços 1,5, entrelinhas. Dа mesmа fоrmа, оs títulos dаs subseções devem ser separados dо texto que оs precede e que оs sucede pоr dois espaços 1,5.

Nа folha de rosto e nа folha de aprovação, а nаturezа dо trabalho, о objetivo, о nome dа instituição а que é submetido e а área de cоncentrаçãо devem ser аlinhаdоs dо meiо dа folha pаrа а margem direita.


Estas são as regras da ABNT mais utilizadas na formatação da ABNT. O ideal é sempre consultar o site da instituição e confrontar com as regras da ABNT 2017 padrão. A útima palavra é sempre do ORIENTADOR.

Fonte: Adaptado de TRABALHOS ABNT. Disponível em: http://www.trabalhosabnt.com/regras-normas-abnt-formatacao