segunda-feira, 21 de abril de 2014

Normas para elaboração de uma resenha - 2014

Definições 

Resenhar significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra científica. 

Resenha é a apreciação de uma obra de forma avaliativa e crítica, apresentando suas linhas de pesquisa sintetizadas em conteúdos relevantes para o entendimento do leitor. 

Trata-se de um trabalho acadêmico que contém a apresentação do conteúdo de um livro ou artigo e sua apreciação crítica. 

Fazer uma resenha é o mesmo que fazer uma recensão (que significa apreciação breve de um livro ou de um escrito), ou seja, trata-se de resumir de maneira clara e sucinta um livro, artigo ou qualquer tipo de texto científico. 

Resenha é a apresentação do conteúdo e um obra. Consiste na leitura, no resumo e na critica, com o intuito de formular um conceito sobre o material. 

Objetivos 

Destacar o tema principal abreviando o tempo do leitor na identificação do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista. 

Tem o objetivo de estimular o aluno a compreender e criticar. 

Roteiro para elaboração de uma resenha: 

a- Uma leitura global da obra; 
b- Segunda leitura, no entanto mais analítica, levantando (selecionando) as idéias e argumentos do autor; 
c- Sintetização dos dados selecionados; 
d- Posicionamento crítico para construção da resenha; 
e- Pesquisa, se necessário, para facilitar as argumentações; 
f- Produção do texto propriamente dita. 

Dados a serem apresentados em uma resenha: 

Toda resenha deve ser, o mais bem identificada possível, daí, devem constar: 

 O título (ou cabeçalho contendo o nome da instituição de ensino, título da resenha com identificação do texto resenhado, autor/a da resenha, objetivo do trabalho, local e data) 

 A referência bibliográfica da obra (citação completa da fonte, podendo constar alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada ). 

 Texto dissertativo: Síntese do conteúdo caracterizando a área do conhecimento e o objetivo do autor. (Introdução, corpo principal do texto - uma breve análise estrutural, ou seja, apresentação global do conteúdo e conclusão com apreciação crítica). 

 A avaliação crítica, argumentativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas e/ou na própria obra; posicionamento final quanto ao artigo em si; que deverá levar em consideração os seguintes pontos: 

- Conteúdo, objetivo(s) e destinatário(s) 

- Plano estrutural e desenvolvimento lógico da temática. 

- Linguagem, vocabulário e estilo do autor. 

- Valor do texto para determinada área de conhecimento. 

 Referências bibliográficas de acordo com a ABNT. 

Apresentação Gráfica 

 Papel A4 (210x297) 
 Margens: Margem superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2 cm. 
 Caracteres (fontes): Arial, tamanho 12; 
 Títulos e subtítulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado; 
 Espaçamento: 1,5 entre linhas para todo texto e nas referências: simples. 

CONSIDERAÇÕES: 

Antes de começar a escrever a resenha devemos nos certificar de ter feito uma boa leitura do texto. 
O autor da resenha deve possuir um conhecimento sobre o assunto abordado, uma vez que se prestará a dar opinião formada fundamentada na própria obra ou outras bibliografias. 
Primeiro deve-se resumir o assunto e ressaltar as falhas sem entrar em detalhes, pois o objetivo é informar. 
A resenha deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questão e situá-lo no assunto da melhor maneira possível. 
O texto deve ser claro, inteligível e dinâmico. O/A leitor/a deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado/a à leitura do texto resenhado. 
A estrutura geral de uma resenha não se difere de um texto dissertativo, na qual se observa uma introdução, o desenvolvimento e as considerações finais, sempre recalcadas, no entanto, nas opiniões críticas do autor, embasadas em argumentos de certa originalidade, coerência e profundidade. 
Caso haja necessidade de citação do próprio texto resenhado, isso deve ser feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referência bibliográfica. 

Obs.: Para as resenhas realizadas em sala de aula e escritas à mão, desconsiderar a apresentação gráfica apresentada.

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