terça-feira, 12 de março de 2013

O que é o método VANCOUVER e qual a diferença para a ABNT?

Alguns desenvolvimentos de monográficos utilizam o método Vancouver de exposição. Para ficarmos mais cientes dessa metodologia de escrita monográfica, vejamos os seguintes dados. 

Quando se desenvolve um trabalho monográfico a partir do método Vancouver, alguns preceitos são seguidos. São estabelecidos pela normalização do grupo Vancouver. 

• VANCOUVER 

As informações a seguir foram retiradas do site http://www.icmje.org, onde se pode obter gratuitamente todas as normas do Grupo Vancouver. 

Regras básicas 

_ Referencias devem ser numeradas consecutivamente em ordem que elas primeiro aparecem no texto. 

_ São identificadas no texto, tabelas e legendas com números arábicos entre parênteses. Exemplo: “Desafio é a pimenta da vida (1)” ou “...o gene que condiciona esta doença (2)”. Obs: deve-se escolher um estilo (sobrescrito ou não) e aplicá-lo em todo o texto. 

_ Referências citadas em tabelas ou legendas de figuras devem ser numeradas de acordo com a seqüência estabelecida pela primeira identificação no texto desta tabela ou figura particular 

• ABNT 

Conforme NBR 10520:2002, aplicam-se as seguintes definições: 

-citação - menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte; 

-citação direta - transcrição textual dos conceitos do autor 

consultado; 

-citação indireta - transcrição livre do texto do autor 

consultado; 

-citação da citação - transcrição direta ou indireta de um 

texto em que não se teve acesso ao original. 

Regras Gerais 

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema numérico ou autor-data. Qualquer que seja o método adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlação na lista de referências ou em notas de rodapé. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso . Editora Atlas, 2000. 
http://www.icmje.org – Página em Inglês. Grupo de Editores de Vancouver que estabelecem normas de publicação para livros e trabalhos científicos. 
FILHO, DP & SANTOS, J.A . Apresentação de trabalhos científicos: Monografia – TCC – Teses – Dissertações. São Paulo: Futura, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário