domingo, 21 de outubro de 2012

Como redigir itens paralelos

O PARALELISMO é uma convenção da linguagem escrita que consiste em apresentar idéias similares numa forma gramatical idêntica: um verbo deve estar em paralelismo com outro verbo; um substantivo com outro substantivo; uma oração com outra, e assim sucessivamente.

Observe os exemplos a seguir.

Os itens do Art. 38 do Estatuto da PUCRS iniciam com uma preposição seguida de substantivo:
Art. 38 - O patrimônio de uso da Universidade é formado:
pelos bens móveis e imóveis que a Mantenedora põe à disposição da Universidade para seu funcionamento;
pelos direitos e bens que adquirir;
pelos auxílios e subvenções de poderes públicos e pelo resultado de cada exercício.

Os itens do Art. 4 iniciam com um verbo:
Art. 4 - Constituída pela comunidade de professores, funcionários e alunos, a Universidade tem por finalidades:
manter e desenvolver a educação, o ensino, a pesquisa e a extensão em padrões de elevada qualidade;
formar profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, cônscios da responsabilidade e do compromisso social como cidadãos;
promover o desenvolvimento científico-tecnológico, econômico, social, artístico, cultural da pessoa humana, tendo como referencial os valores cristãos;
estender à comunidade as atividades universitárias, com vistas à elevação do nível sócio-econômico-cultural;
trabalhar, como centro educativo superior marista, pela evangelização da cultura;
promover ambiente interno de desenvolvimento das relações interpessoais, propiciando o crescimento integrado do ser humano e o pleno exercício de suas habilidades e potencialidades;
promover o intercâmbio nacional e internacional com instituições universitárias e congêneres.

Os itens do Art. 41 iniciam com um substantivo: 
Art. 41 - A manutenção e o desenvolvimento do patrimônio a uso da Universidade faz-se por meio de: 
dotação orçamentária;
dotações que a qualquer título lhe concedam os poderes públicos, pessoas físicas ou jurídicas;
rendas patrimoniais e receitas próprias, ordinárias ou eventuais, a qualquer título;
legados ou doações que lhe façam pessoas físicas ou jurídicas;
recursos provenientes de convênios, serviços prestados, atividades especiais da Instituição. 

Observe agora que os itens do texto a seguir (ZH 14/3/98) não estão em paralelismo.

As 12 Recomendações
As instruções que Fernando Henrique transmitiu aos órgãos e ministérios do governo:

  1. Mobilização dos órgãos do governo para reverter a alta taxa de desemprego já no segundo trimestre.
  2. Revisar os programas dirigidos à geração de emprego, melhorar o desempenho e analisar as medidas que podem ser tomadas.
  3. Avaliar os programas realizados em parceria para checar se há coordenação e articulação entre eles.
  4. O governo irá solicitar ao IBGE para que identifique as áreas mais críticas do desemprego. Hoje o IBGE fornece informações apenas sobre as seis maiores regiões metropolitanas do país.
  5. Melhor articulação dos programas de seguro-desemprego.
  6. Prosseguir na atualização da legislação trabalhista para remover obstáculos que dificultem a criação de empregos.
  7. Multiplicar os projetos integrados para atender às regiões metropolitanas.
  8. Acelerar a implantação da nova política industrial do país, dando prioridade à indústria nacional.
  9. Maior apoio para micro e pequenas empresas, especialmente nos setores de turismo e serviços.
  10. Instruir as agências de financiamento (como Banco do Brasil) e dar prioridade a projetos que gerem mais empregos.
  11. Reforçar mecanismos de informação sobre a qualidade de treinamento para trabalhadores.
  12. Criação de dois grupos, um do Ministério do Trabalho, para examinar sugestões e experiências bem sucedidas sobre a geração de empregos, e de outro, na câmara social, para avaliar implementação e acompanhamento dessas ações.
Como se pode observar:

os itens 2,3,6,7,8,10 e 11 iniciam com um verbo
os itens 1,5,9 e 12 iniciam com um substantivo
o item 4 contém duas frases completas

Pode-se reescrever o texto, iniciando todos os itens com um verbo:

Mobilizar os órgãos do governo...
Revisar...
Avaliar...
Solicitar ao IBGE...
Melhorar a articulação...
Prosseguir...
Multiplicar...
Acelerar...
Apoiar mais...
Instruir...
Criar...

Ou iniciar todos os itens com um substantivo:

Mobilização dos...
Revisão dos...
Melhoria do...
Análise dos...
Avaliação dos...
Solicitação aos...
Articulação melhor...
Prosseguimento na...
Multiplicação dos...
Aceleração da...
Apoio maior para...
Instrução às...
Reforço dos...
Criação de...

Fonte: Guia de Produção Textual. Disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/redigir.php.

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