sexta-feira, 4 de maio de 2012

Da liberdade


Ruth Guimarães


Fala-se muito em liberdade, o que ocorre justamente nas épocas em que ela não existe. Liberdade de imprensa, de opinião, amor livre. Etc. E fala-se dar liberdade. Ninguém pode dar liberdade a ninguém, se liberdade  é ato, é opção pessoal. O fato é que não pode ser distribuída como o pão ou a Bolsa-Família.

Moisés que tirara os homens da escravidão no Egito pagou por isso e viu seu erro quando os que o seguiram o recriminaram amargamente: “Queremos voltar ao cativeiro. Lá, pelo menos, tínhamos a horas certas o nosso pão-com-cebola.” E ele lhes tinha dado refeições abundantes de codornizes apanhadas sem nenhum trabalho e maná caído do céu, como o orvalho e a chuva. E tinha lhes dado liberdade, que o seu povo usou para adorar o bezerro de ouro.

Vede os eslôgãs, como liberdade, igualdade e fraternidade – “lutar pela liberdade”, “conquistar a liberdade”. Parece que a ilustre dama do barrete frígio existe por aí in natura e que podemos apanhá-la e prendê-la, salvo seja!  E ficar com ela, a bela cativa (Deixai passar o absurdo, mais um, num assunto em que há tantos”.

De acordo com a lenta preparação da natureza, e da evolução tanto do homem como das sociedades, e das formas de governo, o encaminhamento do mundo é para a liberdade. O homem, pois, deve ser livre. Está nos planos. Deve e pode, embora sejam uma legião aqueles que não devem nem podem: quem nasce com um QI 70, os favelados, os desadaptados, os rejeitados, “os humildes e ofendidos”, os cientistas paranóicos, os fracos sem vontade, viciados e marginalizados, simplórios, ingênuos, otários.

Para ser livre, o homem tem que ser inteligente. E isto não basta.

O sentido de liberdade de cada um começa com o sentido de liberdade de outrem, disse Lincoln. Uma pessoa somente será verdadeiramente livre, se forem igualmente livres os seres que o rodeiam, disse Bakhounin.

E como tornar o mundo livre?

O reduto deverá ser tomado casa por casa, homem por homem. Haverá uma sociedade livre se cada homem for um escravo? Adianta falar em democracia, quando o funcionário suspira pelo seu pão com cebola?

É necessário modificar, pela educação, tal maneira de ver.

Disse o Cristo antes de morrer: “Perdoai-os, Pai, porque eles não sabem o que fazem”.

Isto deve ser falha do departamento de publicidade dos 12 ou talvez dos 4, porque o Pai não perdoa ao ignorante, eis que o ignorante permanecerá encadeado a si mesmo.

Vede o que Ele, o Cristo, disse: “Perdoai-os”. Não disse “Deixai-os”.

Eu devo dizer: “Sou livre?” Ou “Sou livre, graças a Deus?” O que me parece uma graça muito especial, uma liberdade no estilo calvinista, e portanto injusta.

Em conclusão:

O homem pode fazer o que quiser, desde que seja o certo. O certo que ele procurará em sua própria consciência.

Pode fazer o que quiser desde que respeite a integridade física, mental e moral dos semelhantes, em seus desejos, ou vontade de poder.

Pode fazer o que quiser desde que saiba escolher e impor normas a si mesmo, e manter a disciplina de as seguir.

Isto é liberdade.

Se fui dado a mim fui dado também ao mundo, que me antecede, pertence a todos e é como é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário