Preciso
criar um sistema
para não ser escravizado
pelo de outras pessoas
William.
Blake,
1757 - 1827 Inglês
Examine! Questione! Leia! Recite! Revise!
Survey! Question! Read!
Recite! Review!
|
Antes de ler,
Examine (Survey)
o capítulo:
|
- o título,
cabeçalhos, e subtítulos
- textos explicativos
sob as fotos, diagramas, gráficos ou mapas
- reveja questões ou
direcionamentos feitos pelo professor
- parágrafo de
abertura e conclusão do texto
- sumário
|
Formule perguntas (Question)
enquanto você está examinando:
|
- Transforme o título,
cabeçalhos e subtítulos em perguntas;
- Leia as questões ao
final dos capítulos ou depois de cada sub-tópico;
- Pergunte a si mesmo,
"O que o professor falou a respeito deste capítulo ou assunto
quanto ele foi passado?"
- Pergunte-se, "O
que eu já conheço sobre este assunto?"
Nota:
Se lhe for útil, escreva em separado estas perguntas para que sejam levadas em conta.. Esta
variação é chamada SQW3R
|
Quando você começar a ler
(Read):
|
- Procure por
respostas para as questões que você levantou anteriormente;
- Responda as
perguntas do começo ou do final de capítulos ou estudos dirigidos
- Releia as
informações sob as figuras, gráficos, etc.
- Atente para todas as
palavras ou frases sublinhadas, em itálico e impressas em negrito
- Estude os gráficos
de apoio
- Reduza a velocidade
da leitura em passagens difíceis
- Pare e leia de novo
partes que não estejam muito claras
- Leia apenas uma
seção de cada vez e recite após a leitura
|
Recite
depois que você tenha lido uma seção:
|
- Verbalize para si
mesmo perguntas sobre o que você tiver lido e/ou sumarize, com suas
próprias palavras, o que acabou de ler
- Faça um apontamento
do texto mas escreva as informações em suas próprias palavras
- Sublinhe/destaque
pontos importantes que você tenha lido
- Use o método de
recitação que melhor se adequee ao seu estilo particular de aprendizado
mas lembre-se, quantos mais sentidos você empregar, tanto mais você se
lembrará do que tenha lido – por ex.,
APRENDIZADO
COM TRIPLA FORÇA: ver, dizer, ouvir-
APRENDIZADO COM QUÁDRUPLA FORÇA: ver, dizer, ouvir, escrever!!!
|
Revisão:
um processo contínuo.
|
- Primeiro dia
Assim que você tenha lido e recitado o capítulo inteiro, escreva nas
margens perguntas para aqueles pontos que você tenha
destacado/sublinhado. Se o seu método de recitação inclui tomar notas na
margem esquerda do seu bloco de notas escreva perguntas para as notas
que tenha tomado.
- Segundo Dia
Folheie as páginas de seu texto e/ou caderno a fim de familiarizar-se
com os pontos importantes. Cubra a parte escrita de seu texto/caderno e
dirija a si mesmo as perguntas da margem esquerda. Responda em voz alta
ou escreva as respostas de memória. Faça fichas para aquelas questões
que lhe causam dificuldade. Desenvolva dispositivos mnemônicos para
materiais que necessitam ser memorizados.
- Terceiro, quarto e
quinto dias
Alterne entre suas fichas e apontamentos e teste a si próprio (oralmente
e por escrito) em questões que tenha formulado. Elabore fichas
adicionais se necessário.
- Fim-de-Semana
Usando o texto ou caderno, faça um índice – liste todos os tópicos e
sub-tópicos que você precisa conhecer do capítulo. Do índice, construa
uma Folha de Estudos/Mapa Conceitual. Recite a informação em voz alta
com suas próprias palavras enquanto põe Folha de Estudo e Mapa juntos.
- Agora que você
consolidou toda a informação de que necessita para aquele capítulo,
periodicamente revise a sua Folha/Mapa e então na hora da prova você não
vai ter do que reclamar.
|
Adaptado de Robinson,
Francis Pleasant, (1961, 1970) Effective study, 4th ed –quarta edição,
Harper & Row, New York, NY. Disponível em: < http://www.studygs.net/portuges/>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário