sexta-feira, 11 de maio de 2012

O método de leitura SQ3R



Preciso criar um sistema
para não ser escravizado
pelo de outras pessoas
William. Blake,
1757 - 1827 Inglês


Examine! Questione! Leia! Recite! Revise!
Survey! Question! Read! Recite! Review!
Antes de ler,
Examine (Survey)
o capítulo:
  • o título, cabeçalhos, e subtítulos
  • textos explicativos sob as fotos, diagramas, gráficos ou mapas
  • reveja questões ou direcionamentos feitos pelo professor
  • parágrafo de abertura e conclusão do texto
  • sumário
Formule perguntas (Question)
enquanto você está examinando:
  • Transforme o título, cabeçalhos e subtítulos em perguntas;
  • Leia as questões ao final dos capítulos ou depois de cada sub-tópico;
  • Pergunte a si mesmo, "O que o professor falou a respeito deste capítulo ou assunto quanto ele foi passado?"
  • Pergunte-se, "O que eu já conheço sobre este assunto?"
Nota: Se lhe for útil, escreva em separado estas perguntas para que sejam levadas em conta.. Esta variação é chamada SQW3R
Quando você começar a ler
(Read):
  • Procure por respostas para as questões que você levantou anteriormente;
  • Responda as perguntas do começo ou do final de capítulos ou estudos dirigidos
  • Releia as informações sob as figuras, gráficos, etc.
  • Atente para todas as palavras ou frases sublinhadas, em itálico e impressas em negrito
  • Estude os gráficos de apoio
  • Reduza a velocidade da leitura em passagens difíceis
  • Pare e leia de novo partes que não estejam muito claras
  • Leia apenas uma seção de cada vez e recite após a leitura
Recite
depois que você tenha lido uma seção:
  • Verbalize para si mesmo perguntas sobre o que você tiver lido e/ou sumarize, com suas próprias palavras, o que acabou de ler
  • Faça um apontamento do texto mas escreva as informações em suas próprias palavras
  • Sublinhe/destaque pontos importantes que você tenha lido
  • Use o método de recitação que melhor se adequee ao seu estilo particular de aprendizado mas lembre-se, quantos mais sentidos você empregar, tanto mais você se lembrará do que tenha lido – por ex.,
APRENDIZADO COM TRIPLA FORÇA: ver, dizer, ouvir-
APRENDIZADO COM QUÁDRUPLA FORÇA: ver, dizer, ouvir, escrever!!!
Revisão:
um processo contínuo.
  • Primeiro dia
    Assim que você tenha lido e recitado o capítulo inteiro, escreva nas margens perguntas para aqueles pontos que você tenha destacado/sublinhado. Se o seu método de recitação inclui tomar notas na margem esquerda do seu bloco de notas escreva perguntas para as notas que tenha tomado.
  • Segundo Dia
    Folheie as páginas de seu texto e/ou caderno a fim de familiarizar-se com os pontos importantes. Cubra a parte escrita de seu texto/caderno e dirija a si mesmo as perguntas da margem esquerda. Responda em voz alta ou escreva as respostas de memória. Faça fichas para aquelas questões que lhe causam dificuldade. Desenvolva dispositivos mnemônicos para materiais que necessitam ser memorizados.
  • Terceiro, quarto e quinto dias
    Alterne entre suas fichas e apontamentos e teste a si próprio (oralmente e por escrito) em questões que tenha formulado. Elabore fichas adicionais se necessário.
  • Fim-de-Semana
    Usando o texto ou caderno, faça um índice – liste todos os tópicos e sub-tópicos que você precisa conhecer do capítulo. Do índice, construa uma Folha de Estudos/Mapa Conceitual. Recite a informação em voz alta com suas próprias palavras enquanto põe Folha de Estudo e Mapa juntos.
  • Agora que você consolidou toda a informação de que necessita para aquele capítulo, periodicamente revise a sua Folha/Mapa e então na hora da prova você não vai ter do que reclamar.

Adaptado de Robinson, Francis Pleasant, (1961, 1970) Effective study, 4th ed –quarta edição, Harper & Row, New York, NY. Disponível em: < http://www.studygs.net/portuges/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário