sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ética e moral: definições


Do ponto de vista etimológico não há distinção entre os termos “ética” e “moral”. Pois, ta êthé (em grego, os costumes) e mores (em latim, hábitos) possuem, com efeito, acepções muito próximas uma da outra; se o termo ‘ética’ é de origem grega (ethos) e o moral, de origem latina, ambos remetem a conteúdos semelhantes, à ideia de costumes, de hábitos, de modos de agir determinados pelo uso.

Posteriormente distinguiu-se ética e moral. A primeira é mais teórica que a segunda, pretende-se mais voltada a uma reflexão sobre os fundamentos que esta última. A ética não designa uma moral, mas uma reflexão sobre as normas instituídas de conduta moral. A ética está relacionada a um ideal de vida. Portanto, uma das perguntas centrais em ética é: O que fazer para ter uma vida boa? Como alcançar a felicidade? 

Ética: A ética ou filosofia moral é uma parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam ou justificam a conduta moral dos indivíduos em sociedade. A justificativa ética não pode ser realizada alheia ao desenvolvimento do conhecimento científico. 

Moral: normas de conduta instituídas por um grupo de indivíduos, ou por um povo, cultura ou sociedade. Tais normas são determinadas conforme os valores vigentes de uma cultura ou pela aceitação de valores universais. Normas e valores variam com as transformações históricas. A moral está relacionada ao dever, possui, portanto, um caráter normativo.

Distinção entre Ética e Moral
Ética (Ethos) Caráter, ambiência que envolve o modo de ser do homem.
Moral (Mores): Costumes
1. Reflexão teórico-crítica sobre o comportamento prático-moral das pessoas.
1. Conjunto de atos e juízos sobre esses atos que exigem uma norma que nos oriente uma determinada conduta como correta em nossas relações efetivas.
2. Aborda problemas de caráter geral, não propõe regras ou normas de conduta para situações concretas.
2. Diz o que fazer em cada situação concreta, mediante a aceitação livre e consciente de uma determinada norma.
O problema do que fazer em cada situação é um problema prático-moral e não teórico ético.
3. Diz qual o fim último visado pelo comportamento moral. A Ética não cria a moral - não é a Ética que estabelece as normas, os princípios e as regras de comportamento. Ela parte do fato do comportamento moral do homem

Um comentário: