quarta-feira, 27 de junho de 2012

A educação em seus âmbitos históricos e pedagógicos

José Carlos Lustosa Júnior[1]


RESUMO: O objetivo deste artigo é mostrar as várias concepções filosóficas sobre a educação e no que se constitui o processo de ensino-aprendizagem na práxis pedagógica de uma escola e da sociedade. Pretende enfatizar que a educação pode ser um instrumento de transformação social, já que ela é formadora de opinião e atua nos condicionantes sociais, interferindo no mundo, na relação do homem com o próprio homem, e do homem com a natureza. Para tanto, far-se-á necessária uma busca histórico-social do processo de escolarização no Brasil e discorrer-se-á, posteriormente, sobre as várias formas de se enxergar a educação nas correntes pedagógicas que norteiam o processo de emancipação social e política.
Palavras-chave: Educação. Histórico-Sociais. Tendências Pedagógicas. Transformação.

A educação é um processo natural de civilidade do homem, de torná-lo sociável dentro de seu contexto, no desenvolver de habilidades físicas e mentais, diferentemente dos outros mamíferos que já nascem capazes de superar alguns obstáculos sem o acompanhamento de seus progenitores.

Existe no homem uma necessidade de educação inerente à sua praxe social, vindo a auxiliá-lo na formação da consciência e na construção do caráter, o que o torna particular em relação às demais espécies. Recebe, ao longo da vida, os costumes dos seus ancestrais, noções do certo e do errado conforme a cultura de cada povo, informações básicas para o convívio harmonioso em sociedade, para que as relações do homem com o próprio homem e com a natureza ocorram de forma pacífica e harmônica.

A Companhia de Jesus[2] tinha a incumbência de educar os índios. A sistemática dava-se com o avanço e prestígio da língua hegemônica[3] que foi oficializada, ou melhor, imposta aos nativos da época, ou seja, foi introduzida de modo vertical, formando uma ideologia que favoreceu aos interesses dominantes[4], principalmente à Coroa Portuguesa. O processo de escolarização do Brasil tornou-se obrigatório em nossa primeira Constituição de 1824[5], após a Independência. O monopólio dos jesuítas durante a tentativa de educar as pessoas da época e a rigidez em seguir o manual de estudos, “a Ratio Studiorum”, “repetidores da lição” (GUEDES, 2006, p.15), impossibilitou a construção democrática do conhecimento, portanto, esse fator contribuiu para a formação catedrática dos professores de Língua Portuguesa no que tange às competências necessárias à formação de outras habilidades como formação política, conceitos de ética na sociedade, conforme segue:

Humanistas por excelência, e os maiores de seu tempo, concentraram todo o seu esforço, do ponto de vista intelectual, em desenvolver, nos seus discípulos, as atividades literárias e acadêmicas que correspondiam, de resto, ao ideal de “homem culto” em Portugal, onde, como em toda a península ibérica, se encastelara o espírito da Idade Média, e a educação, dominada pelo clero, não visava por essa época senão formar letrados e eruditos. O apego ao dogma e à autoridade, à tradição escolástica e a literária, o desinteresse quase total pela ciência e a repugnância pelas atividades técnicas e artísticas tinham forçosamente de caracterizar, na colônia, toda a educação modelada pela da Metrópole, que se manteve fechada e irredutível ao espírito crítico e de análise, à pesquisa e à experimentação... (AZEVEDO, 1964, apud GUEDES, 2006).

Esse contexto histórico mostra quão influência esse sistema de ensino colonialista exerce na educação contemporânea. Os jesuítas davam as suas aulas seguindo fielmente o manual de estudos, carregados do português de Portugal. Hoje o professor é figura criada com o advento do mercantilismo[6], por vezes, reprodutor do livro didático, dominante de certo saber, mas um saber já manipulado anteriormente por outro, não por ele mesmo, fato que o faz ficar sem criatividade e produção científica, pois essa última está restrita aos meios acadêmicos.

A busca exagerada por lucro criou, assim, uma demanda de mão-de-obra especializada, em massa, sendo que o professor surgiu, numa primeira idéia, apenas como um paliativo para resolver a escassez de mão-de-obra. O professor tornou-se um seguidor fiel do livro didático, conscientizador moralista. O abandono da “formação mais artesanal” (GUEDES, 2006, p.27) do professor ao desdobramento individual acabou por criar, numa perspectiva de identidade, um professor alheio à criatividade.

A análise crítica do professor, se é que de fato existiu com furor, tornou-se refém dos programas didáticos, e na maioria das vezes, não é considerada pelas instituições escolares, pois esta última deve obedecer aos programas de aulas já estabelecidos. Isso acarreta e aumenta a crise de identidade do professor. A relação professor-aluno ocorria de forma hierárquica, conforme a pedagogia tradicionalista de educação:

Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da sala de aula. O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida; em conseqüência, a disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio. (LUCKESI, 1994).

Para a elite[7] não há o interesse em profissionais qualificados a ponto de deixar o ensino público em eqüidade com o ensino privado, não que o ensino privado seja o ideal, mas sim pelo fato de ser privilegiado na sociedade capitalista, porque à sociedade capitalista os incompetentes e alienados são mais dóceis e, por isso, fáceis de serem manipulados para interesse próprio, em detrimento do conhecimento democrático, justo, das boas práticas educacionais[8]. O fato é que dessa forma o grupo dominante consegue alcançar seus objetivos devido ao controle do sistema de ensino, manipulando-o para gerar resultados para uma minoria rica, ou seja, a elite. O professor tem um dos papéis fundamentais e inerentes à construção humana, no despertar pelo novo, conforme veremos abaixo:

É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. (FREIRE, 1997).

Concorda-se plenamente que o professor deva estimular a criação de novos saberes, dando-lhes as possibilidades adequadas para desenvolvê-las. Mas essa produção de conhecimento deve ser feita de forma crítica, bem planejada através da educação transformadora. A educação transformadora é a que pode, de fato, melhorar as condições de vida da sociedade de forma a intermediar os meios para essa melhoria. Para que se tenha plena consciência das tendências pedagógicas, far-se-á alguns comentários dos conceitos de educação redentora, crítica-reprodutivista e transformadora, numa tentativa de se esclarecer a razão da defesa pela educação transformadora.

O aspecto filosófico educação constitui-se quando há a necessidade de se enxergar um sentido no ato de educar; compreender a razão pela qual se está sendo professor; encontrar valores éticos e finalidades práticas à sociedade que anseia por respostas e melhorias qualitativas de vida. O aspecto político manifesta-se quando os homens organizam-se numa tentativa de criar um direcionamento organizado e sistemático à educação.
A tendência redentora enxerga a sociedade como “conjunto” (LUCKESI, 1994, p.38) de indivíduos que convivem em sociedade que é viva e harmônica, o que importa é manter a sociedade, conservando os seres humanos no meio social. Essa instância volta-se para a formação do caráter dos indivíduos.

Na verdade, ela se põe como a única forma de resolução dos problemas sociais, profundamente humanista, alheia ao processo crítico, como se tudo pudesse ser resolvido pela fé. Tal concepção de educação é puramente “ingênua” (LUCKESI, 1994, p.38), porque ela relaciona, rigorosamente, educação à religião: prega que os indivíduos devem seguir todos os ensinamentos divinos. Não se discorda em se conceber as leis cristãs, segui-las ou divulgá-las, entretanto, deve-se levar em consideração que existe também a ciência como contribuinte do indivíduo nas buscas por respostas.
A evolução da ciência faz com que muitos estudiosos contestem esses ensinamentos, pois apenas a redenção, além de contrária à realidade vivida pelo homem, estabelece teorias que, em muitos casos, prendem os sujeitos no tempo e no espaço, tornando-os seres humanos sem condições de criticarem a sociedade na qual estão inseridos, porque sem crítica construtiva não há como melhorar aquilo que não é percebido.

Ainda hoje existem professores que atuam na educação e consideram, ingenuamente, suas ações não providas de comprometimento, voltadas à redenção da sociedade. Na tendência redentora observamos que os indivíduos são ensinados a se redimirem à sociedade dominante do saber, subservientes aos interesses impostos a eles como pretexto para integrá-los, de forma harmônica aos outros indivíduos.
Na tendência crítica-reprodutivista não há redenção das mazelas, já que a “educação é uma instância dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço” (LUCKESI, 1994, p.41). Essa vertente é ainda pior que a redentora.
Nela os indivíduos são condicionados a reproduzi-la como forma de perpetuar fortemente o sistema que está no poder, aspecto que está ligado diretamente por fatores condicionantes como os econômico-sociais e políticos, servindo à sociedade e a seus condicionantes. Essa se afirma como crítica, diferentemente da redentora, pois ela atua nos seus condicionantes sociais, todavia o que a torna falha para aplicações do ensino crítico-reflexivo é o fato de a crítica ser usada para reprodução exclusiva de interesses de uma minoria rica.

Para se ter uma sociedade crítica é preciso que se tenham estudantes e docentes reflexivos, capazes de traçar o melhor perfil social, sem apenas redimir ou reproduzir a sociedade. Assim, estabelece-se que a idéia de transformação seja a mais adequada e pertinente aos indivíduos, porque faz o ser humano pensar na sua prática cotidiana, agindo como mediadora para uma sociedade mais aberta à sugestões, à críticas sempre construtivas à coletividade, conforme se percebe mais adiante:

Do ponto de vista prático trata-se de retomar vigorosamente a luta contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino das camadas populares. Lutar contra a marginalidade, através da escola, significa engajar-se no esforço para garantir aos trabalhadores um ensino da melhor qualidade possível nas condições históricas atuais. O papel de uma teoria crítica da educação e dar substância concreta a essa bandeira de luta, de modo a evitar que ela seja apropriada e articulada com interesses dominantes. (SAVIANI, 1987, p.36 apud LUCKESI, 1994).

A transformação da sociedade pode ocorrer com a mediação de uma educação crítica: não redentora nem reprodutivista. A tendência transformadora contempla a compreensão da educação dentro de todos os seus condicionantes sociais, de forma que seja tomada uma ação significativa, e não seletiva, para a sua transformação.
Investigar e utilizar-se dos condicionantes sociais, das contradições para trabalhar em prol da realidade, da ação crítica-reflexiva como tentativa de se enxergar o que realmente é melhor para todos, sem discriminar, iludir, constranger ou excluir qualquer indivíduo dos benefícios da educação, conforme se observa a seguir:

[...] o conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio (natural, social, cultural) e o sujeito, sendo o professor o mediador, então a relação pedagógica consiste no provimento das condições em que professores e alunos possam colaborar para fazer progredir essas trocas. O papel do adulto é insubstituível, mas acentua-se também a participação do aluno no processo (LUCKESI, 1994).

A escola soma o todo social[9]. Tomar atitude crítica dentro da escola é agir para a transformação social. O papel da escola consiste em difundir os conteúdos reais e indissociáveis à realidade social de cada indivíduo envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, servindo de auxilio aos educandos[10] na caminhada pela vida turbulenta da sociedade moderna.
O professor deve, ou pelo menos deveria adotar uma postura crítica sobre qualquer assunto que venha a discutir na sala de aula e ouvir a participação de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Os conteúdos devem ser universais, incorporados à humanidade e pertinentes à realidade social dos educandos, numa estreita relação de significados, num intercâmbio de continuidade entre erudição e conhecimento popular.


[1] José Carlos Lustosa Júnior é professor de Língua Portuguesa e pesquisador das problemáticas sociais que envolvem o processo de ensino-aprendizagem. É Licenciado em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral – Ceará.
[2] Equipe formada por jesuítas no período pombalino.
[3] Toma-se esse termo pelo fato de ter havido a imposição da língua portuguesa em detrimento da língua indígena.
[4] Refere-se aqui à burguesia portuguesa.
[5] CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva: artigo a artigo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
[6] Termo utilizado para indicar o processo capitalista.
[7] Este termo está sendo utilizado para se referir à classe dominante dos bens de produção.
[8] Referimos-nos à formação íntegra do indivíduo, privilegiando-se à formação crítico-reflexiva e, também, política.
[9] Referimo-nos à escola enquanto espaço de diferenças de classes, não neutra, mas atuante nas diferenças.
[10] Este termo é utilizado para enfatizar o estudante como um ser ativo e participativo nas questões políticas e sociais da sua realidade.

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