sexta-feira, 29 de junho de 2012

Procedimentos gramaticais empregados na coesão



Coesão Referencial
Certos itens na língua têm a função de estabelecer referência, ou seja, não são interpretados semanticamente por seu sentido próprio, mas fazem referência a alguma coisa necessária a sua interpretação. A coesão referencial pode ser obtida por substituição e por reiteração.

Substituição: A substituição ocorre quando um componente é retomado ou precedido por uma pro-forma (elemento gramatical representante de uma categoria), as pro-formas podem ser: nominais (feita por meio de: pronomes pessoais; numerais; nomes genéricos; como coisa, gente ou pessoa); verbais (o verbo fazer é substituto dos verbos causativos e ser é o substituto existencial); ou ainda adverbiais e numerais. Quando realizamos retomadas, temos a anáfora e, na sucessão, a catáfora.
Muitas vezes para promover o humor, o autor utiliza a quebra no sequenciamento do raciocínio desviando a significação referencial inicial da fala dos personagens. Os recursos coesivos são empregados para criar no leitor uma expectativa que será quebrada levando ao riso. Portanto, salientamos que esses recursos contribuem para a promoção do efeito de humor.

Reiteração: A reiteração ocorre quando se repetem formas no texto, o que funciona como um recurso de ênfase e também para manter a coesão. Não raro observamos nas HQ. que a reiteração lexical feita, pela repetição de palavras ou expressões pode produzir por si só um efeito humorístico.
É pela repetição lexical que o autor vai criando a expectativa no leitor quanto ao desfecho do texto que será então abruptamente desfeita pelo raciocínio truncado e completamente inadequado de algum personagem e o resultado disso é que leva inexoravelmente ao riso. Assim, a reiteração de certos vocábulos dentro do texto colabora para a promoção do efeito de humor por construiu junto ao leitor uma expectativa quanto a um final provável, criando uma reação em cadeia que culmina com um final totalmente inesperado, num desfecho surpreendente.

Coesão Sequencial
Os mecanismos de coesão sequencial são os que têm por função fazer progredir o texto, caminhar o fluxo informacional,.
A coesão sequencial pode ocorrer por sequenciarão temporal (para indicar o tempo) ou por conexão (quando a interdependência semântica e/ou pragmática é expressa por operadores do tipo lógico, operadores discursivos e pausas).

Conjunção: A conjunção se dá quando uma palavra, expressão ou oração se relaciona com outras antecedentes por meio de conectores gramaticais. Fávero (2002:14) comenta que os elementos conjuntivos são coesivos não por si mesmos, mas indiretamente, em virtude das relações específicas que estabelecem entre orações, períodos e parágrafos.
Uma das maneiras mais eficazes de produzir um texto humorístico é utilizar recursos conhecidos como globais, ou seja, aqueles que permeiam por todo o texto fazendo parte de sua natureza interna. As conjunções fazem parte destes recursos globais, pois auxiliam na construção da gradação de idéias e também para criar um sentido lógico do qual o personagem vai se desviar, por acrescentar um dado novo que vai então provocar o riso por quebrar os padrões lógicos do sentido estabelecido pelo enunciado. Assim, podemos verificar que as conjunções indiretamente colaboram na construção do humor.

Coesão Recorrencial
A coesão recorrencial ocorre quando, apesar de se terem retomado estruturas, itens ou sentenças, o fluxo informacional caminha, progride. Portanto esse tipo de coesão leva adiante o discurso. Articula a informação nova à velha. Pode se dar por: recorrência de termos, paralelismo, paráfrase, recursos fonológicos segmentais e supra-segmentais.

Concordância: A concordância ocorre quando se obtém uma sequencia gramaticalmente lógica, em que todos os elementos concordam entre si (tempos e modos verbais correlacionados; regências verbais corretas, gênero gramatical corretamente atribuído, coordenação e subordinação entre orações).
O emprego das formas verbais correlacionadas mantém a concordância na sequencia textual, fornecendo as precondições básicas, o pano de fundo sobre o qual se funda a relação comunicativa. Mas, ao mesmo tempo, conduzem o leitor ao desfecho inesperado o que nos leva a considerar que esse recurso de coesão colabora com a construção do sentido cômico.

Coesão lexical: A coesão lexical é obtida pela reiteração de itens lexicais idênticos ou que possuam o mesmo referente. É comum a substituição de nomes próprios por: a gente, a coisa, o negócio etc.
No exame dos jogos de dizer, na busca das estratégias capazes de provocar o humor, percebemos que a reiteração dos substantivos colaboram na construção de sentidos dentro do texto, fazendo-o progredir sem que se torne repetitivo e monótono.

Elipse: Chamamos elipse a omissão de um item lexical recuperável pelo contexto. Pode ocorrer a elipse de elementos nominais, verbais e oracionais.
Como já foi mencionado, anteriormente, uma das características mais marcantes do campo verbal das tiras dos quadrinhos é justamente o seu caráter lacunar: formas breves, espaços vazios, elipses, frases não ditas. São mecanismos verbais postos à disposição do leitor na construção de sua interpretação.
A análise dos efeitos de sentido presentes nesses textos humorísticos nos faz perceber que a omissão de termos colabora para promover o efeito cômico e que auxilia na progressão textual fazendo fluir o fluxo informacional e imprimindo leveza aos textos. É importante lembrar que as tiras dos quadrinhos constituem-se de um modo diferente de dizer e é a partir daí que flui o humor.
Como podemos constatar pelos exemplos citados, o uso adequado dos elementos de coesão confere unidade ao texto, auxiliam na progressão textual, fazem fluir o fluxo informacional, colaborando para o estabelecimento da coerência textual e, portanto, auxiliam, mesmo que de forma indireta, na construção de sentidos no texto, inclusive no efeito do sentido humorístico dos textos em quadrinho.
Percebemos claramente esse fato quando utilizamos esses recursos linguísticos de forma inadequada. O uso incorreto ou a falta de elementos de coesão têm efeitos perturbadores, podendo tornar o texto incompreensível para o leitor. E, se o leitor não compreende o sentido do texto, não acha graça alguma, por isso podemos afirmar que os elementos de coesão contribuem para o estabelecimento do humor no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário