domingo, 22 de abril de 2012


AUTORIA E PLÁGIO: Um Guia para Estudantes, Professores, Pesquisadores e Editores

Entende-se por plágio a apropriação e apresentação de conteúdo alheio como se fosse próprio. Essa prática no âmbito acadêmico é um sério problema que interfere na qualidade da produção científica, compromete a credibilidade do processo de autoria e ameaça a reputação de instituições de pesquisa. 

Embora em algumas situações o plágio possa acontecer de modo deliberado (quando há intenção do redator em cometer uma fraude intelectual), supõe-se que em muitos casos o plágio acontece de forma acidental, ou seja, ocorre na redação científica simplesmente por desconhecimento por parte do redator das diretrizes de escrita acadêmica, tais como a correta indicação (citação) e identificação (referência) das fontes utilizadas em trabalhos e relatórios científicos, as quais consistem em regras básicas e eficazes que evitam a ocorrência do plágio. 

Nesse sentido, este livro apresenta-se como um material de apoio didático destinado a estudantes, professores, pesquisadores, editores, autores e instituições de ensino e pesquisa. A finalidade principal da obra é orientar de modo prático como devem ser apresentados conteúdos científicos em projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios, livros e outros trabalhos acadêmicos, de modo que se evite a ocorrência de plágio. 

Este livro pode ser utilizado como recurso didático nas disciplinas destinadas à formação científica, tais como Metodologia Científica, Técnicas de Pesquisa, Redação Acadêmica e atividades afins relacionadas à produção e publicação de trabalhos científicos. 

Trata-se de uma obra de apoio e orientação destinada principalmente ao meio acadêmico cuja finalidade principal é instrumentalizar os sujeitos de pesquisa no que se refere à exatidão na forma de apresentação de trabalhos científicos por meio da escrita. 


AUTORIA E PLÁGIO: Um Guia para Estudantes, Professores, Pesquisadores e Editores 
Editora Atlas

Nenhum comentário:

Postar um comentário