sábado, 21 de abril de 2012

Fichamento 2

O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação. Existem vários tipos básicos de fichamentos entre esses destaco o resumo e o de citações ou transcrição.

FICHA DE RESUMO: redução de um texto a suas idéias principais, parafraseando o autor com o intuito de compreender o texto a fim de elaborar um novo, apresentando uma síntese das idéias do autor. Expor abreviadamente as idéias do autor. Não se faz uso de citações.

CONCEITO: Apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando suas progressões e articulações (MEDEIROS, 2002).
OBJETIVO: Apresentar idéias ou fatos essenciais de um texto, mantendo fidelidade ao pensamento do autor.

FICHA DE CITAÇÃO: A transcrição direta exige a colocação de aspas no início e no final do texto. Consiste na reprodução fiel de textos do autor citado. Se já houver no texto transcrito expressão aspeada, tais aspas devem ser transformadas em aspas simples.

Indica-se o número da página de onde foi transcrito o texto. Se houver erros de grafia ou gramaticais, copia-se como está no original e escreve-se entre parênteses.
A supressão de palavras é indicada com três pontos entre parênteses. Supressões iniciais ou finais não precisam ser indicadas ; A supressão de um ou mais parágrafos intermediários é indicada por uma linha pontilhada ; Ao transcrever um texto é preciso rigor, observando aspas, itálicos, maiúsculas, pontuação, etc. Não se deve alterar o texto de nenhuma forma.

Elementos Básicos de uma ficha:
1 – Cabeçalho;
2 – Referência;
3 – Texto Fichado;
4 – Local onde se encontra a obra;
5 – Espaço destinado a esquema ou plano de idéias de quem vai redigir;
6 – Para ser usado quando for necessário mais de uma ficha.
utiliza-se letras maiúsculas: A,B, C... e assim sucessivamente.

MODELO DE FICHAMENTOS
FICHAMENTO RESUMO
Direito:Poder Jurisdicional 1
KHENAIFES, Wahib Ibrahim. O Monopólio do Poder Jurisdicional. Monografia, Rio de Janeiro, 2003. 25 p.
A Obra que trata da questão do monopólio do poder jurisdicional no mundo jurídico, envolvendo aspectos relevantes no que diz respeito à cidadania. Aborda os conceitos e as finalidades da jurisdição, além de apresentar uma discussão acerca da justiça e igualdade.
Para o estudo sistemático das questões que envolvem o tema, o autor recorre à teoria da justiça como equidade proposta por John Rawls em Uma Teoria da Justiça.
Em síntese, a obra envolve às precariedades que ocorrem no Estado, as crises sofridas pelo poder judiciário, além de apresentar as alterações ocorridas nos diversos conceitos de direito civil e comercial. Um outro enfoque dado se refere ao fenômeno da globalização aliado à tentativa de se criar um Estado eficiente, visto que desta forma há possibilidade de ocorrer o surgimento de alternativas mais econômicas e ágeis, objetivando auxiliar a sociedade na busca de soluções para os seus conflitos.

FICHAMENTO CITAÇÃO (MODELO)
Garimpo
MARCONI, Marina de Andrade. Garimpos e garimpeiros em Patrocínio Paulista. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978, 158 p.
“Entre os diversos tipos humanos característicos existentes no Brasil, o garimpeiro apresenta-se, desde os tempos coloniais, como um elemento pioneiro, desbravador e, sob certa forma, como agente de integração nacional.” ( p.7 ).
“Os trabalhos no garimpo são feito, em geral, por homens, aparecendo a mulher muito raramente e apenas no serviço de lavação ou escolha de cascalho, por serem mais suaves do que o de desmonte.” (p. 26 ).
“ ... Indivíduos ( os garimpeiros ) que reunidos mais ou menos acidentalmente continuavam a viver e trabalhar juntos. Normalmente abrangem indivíduos de um só sexo (...) e sua organização é mais o menos influenciada pelos padrões que já existem em nossa cultura para agrupamentos dessa natureza.” ( p. 47 ). (LINTON, Ralph. O homem: uma introdução à antropologia. 5ª ed. São Paulo: Martins, 1965, p. 111 ).
“O garimpeiro (... ) é ainda um homem rural em processo lento de urbanização, com métodos de vida pouco diferentes dos homens da cidade, deles não se distanciando notavelmente em nenhumaspecto: vestuário, alimentação, vida familiar.” ( p. 48 ).
“A característica fundamental no comportamento do garimpeiro (... ) é a liberdade.” ( p. 130 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário