Um dos fatores importantes para um bom texto é o conhecimento que se tem do vocabulário. O domínio do sentido das palavras dentro de um contexto dá mais qualidade ao texto e maior eficácia na leitura. É imprescindível uma vasta leitura sobre o determinado tema, para aumentar o domínio do vocabulário técnico relativo a esse tema e facilitar a elaboração do trabalho.
Para Othon M. Garcia (1986, p. 184), vários são os meios de enriquecer o vocabulário:
"O mais eficaz, entretanto, é aquele que se baseia na experiência, isto é, numa situação real, como a conversa, a leitura ou a redação".
O trabalho acadêmico tem por finalidade apresentar e/ou contestar o conhecimento produzido. A demonstração do conhecimento é necessidade na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de mérito e acesso. Quase todo conhecimento produzido é contestado. Essa contestação, em que não constitua conhecimento diferenciado, certamente é etapa contribuinte no processo da construção do saber que contesta. Esse processo de difusão do conhecimento se faz cada vez mais presente na vida acadêmica, pois é um tipo de forma de constatar a construção ou transmissão do saber. Existem vários tipo de trabalhos acadêmicos, alguns mais complexos, outros mais simples, mas todos com o objetivo de transmitir um conhecimento.
Fonte: FREITAS, Luana Augusta de. A Importância da revisão de textos nos trabalhos acadêmicos. Artigo. 02fev11. Disponível em: http://www.webartigos.com/autores/luanaaugusta/
Nenhum comentário:
Postar um comentário