sábado, 21 de abril de 2012

Escrever e revisar são atividades distintas

A revisão de texto pode ser feita pelo escritor para resolver dúvidas deixadas ao longo do texto, "limpar" o texto, verificar se as ideias têm sequência lógica, esclarecem adequadamente o leitor. 

Escrever e revisar são atividades distintas, uma mais criativa e descritiva, a outra mais crítica. 

A revisão feita pelo revisor profissional propõe, primeiramente, uma leitura rápida para ter ideia do conjunto. Numa segunda leitura, mais cuidadosa, faz-se uma anotação das discordâncias, indagações, sugestões. E por fim, tenta-se detectar as falhas na transmissão das ideias e possíveis hesitações em termos de conteúdo.

Revisar um texto não é apenas corrigi-lo. Se fosse apenas isso, qualquer um poderia fazê-lo, munido de um dicionário e de uma gramática. O trabalho do revisor vai além de consertar aspectos gramaticais que estejam alheios à Norma Culta da Língua Portuguesa. É claro que, ao revisar, o profissional também deve estar atento a outros aspectos textuais, como à obediência à estrutura frasal ou a repetições desnecessárias de palavras. Como se não bastasse, deve ser analisada a linguagem, percebendo-se se ela está adequada ao objetivo e à mensagem do autor. Por isso, uma revisão é sempre gramatical e estilística. 

Notamos, assim, que há, nesse trabalho, uma precisão devido a regras e ao que se espera encontrar em um bom texto. Entretanto, as pessoas, em geral, temem os revisores. Consideram-nos “caçadores de erros”; profissionais que conhecem todos os dicionários e compêndios gramaticais na íntegra e que, por isso, destroem seus textos originais, alterando qualquer frase ou estrutura com a qual não concordam. 

Visão errônea... Quiçá já se depararam com um mau revisor... E, nesse ponto, entra o lado não preciso da revisão. Cabe ao revisor propor mudanças que não violentem o texto, tampouco seu autor. 

É um trabalho de respeito às idiossincrasias de seus clientes, reconhecendo a relevância de cada produto para seu autor. A importância do revisor e sua função são indescritíveis. Navegando pela Internet, por exemplo, assistimos a uma ebulição de textos mal-escritos, a saber, com mensagens truncadas; palavras grafadas erroneamente; frases sem coerência; trechos mal pontuados etc. 

A pressa em escrever ou a necessidade de agilizar a transmissão das informações levam, possivelmente, a esse caos linguístico. Uma vírgula deslocada gera ambigüidade ou altera um significado: “Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de lanterna à sua procura.” / “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de lanterna à sua procura.O revisor - profissional graduado em Letras ou em Jornalismo -, muitas vezes, tem de fazer mais do que retificar palavras; ele embeleza o texto ou é capaz de ressuscitá-lo! Algumas pessoas são capazes de ter uma boa ideia; no entanto, não possuem facilidade de transpô-la num papel; erram na acentuação, não conseguem pontuar... Outras escrevem bem, porém suas idéias não são claras ou coesas. 

O revisor burila as construções textuais, dá destaque às palavras, reforça uma mensagem, traz clareza, torna coeso... O revisor é, antes de tudo, um amante da linguagem, do Português e amigo do autor do texto que ele revisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário