sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Trabalho Acadêmico

Durante a vida acadêmica adquirimos conhecimentos abrangentes e restritos sobre a área da qual estudamos. Esses conhecimentos são colocados a prova em muitos momentos. E os trabalhos acadêmicos são uma forma de demonstrar esses conhecimentos adquiridos. Há diversos tipos de trabalhos acadêmicos, que serão citados ao longo desse trabalho. Em uma breve definição, o trabalho acadêmico é resultado dos estudos e conhecimentos adquiridos na vida acadêmica. É também uma forma de comunicação que proporciona troca de informação e, portanto, deve ser normatizado. Esse tipo de trabalho é baseado em um assunto escolhido pelo autor. 

A escolha do tema é o primeiro passo para a realização do trabalho. Ao primeiro momento a escolha de um tema amplo, genérico traz mais segurança, pela facilidade de se escrever mais sobre o assunto. Mas é importante que o autor encontre dentro desse tema, uma delimitação, um assunto mais específico. O tema mais restrito facilita a pesquisa e a elaboração do trabalho. A participação de um professor orientador na escolha do tema é de grande valia para o aluno, principalmente na fase de delimitação do tema, pois ele pode indicar de forma mais clara o limite dessa delimitação. A escolha do tema deve ser de interesse do aluno e de fontes de pesquisas acessíveis, para facilitar a pesquisa e o processo de elaboração, e evitar fuga do tema ou texto incoerente e que mostrem a falta de domínio sobre o assunto. 

Escrever um trabalho acadêmico exige concentração e tempo. Requer uma atenção especial para o assunto, a forma de escrever e a ortografia. Deve-se passar para o leitor, o significado do tema de forma clara e objetiva e também de forma gramaticalmente correta.



Fonte: FREITAS, Luana Augusta de. A Importância da revisão de textos nos trabalhos acadêmicos. Artigo. 02fev11. Disponível em: http://www.webartigos.com/autores/luanaaugusta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário