domingo, 22 de abril de 2012

Release: Água Funda


um dos mais importantes romances regionalistas da geração de 45, é relançado pela Nova Fronteira
“A gente passa nessa vida, como canoa em água funda. Passa. A água bole um pouco. E depois não fica mais nada. E quando alguém mexe com varejão no lodo e turva a correnteza, isso também não tem importância. Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez.”

Romance de estreia de Ruth Guimarães, Água Funda teve sua primeira edição em 1946, recebendo imediata acolhida pela crítica literária e conquistando a admiração de autoridades em estudos da literatura brasileira, como Antonio Candido, autor do prefácio que introduz a edição lançada pela editora Nova Fronteira.
Ex-aluna de Mário de Andrade e ela mesma escritora versada em leituras sobre folclore e cultura popular brasileira, Ruth Guimarães nos oferece neste Água Funda uma intensa e deliciosa viagem pelo universo caipira de Olhos D’Água, localizada em uma cidadezinha do interior mineiro, ao pé da serra da Mantiqueira.
No microcosmos de Olhos D’Água passeiam os personagens que compõem o típico painel da vida no interior do Brasil da época, remontando aos tempos em que o negro ainda era escravo. Um mundo de atmosfera mágica, por onde desfilam sinhôs e sinhás, contadores de casos, e no qual a superstição e o sobrenatural muitas vezes orientam a vida cotidiana.
Obra que faz lembrar O tronco do ipê, de José de Alencar, Água Funda nota-se ainda pela prosa ágil e despretensiosa, sem os modismos de ocasião que apenas fariam do texto água rasa e ordinária. Conciso e envolvente, porém, o livro evidencia o fôlego dessa autora que é, nas palavras de Antonio Candido, servida “por uma expressão clara e elegante, própria dos bons escritores”. E o próprio Candido continua, ao assegurar ao leitor que “a fluência da narrativa, a felicidade dos achados estilísticos e a densidade humana do todo fazem da leitura de Água Funda uma experiência válida e um grande prazer”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário