domingo, 22 de abril de 2012

Mensalão?

Ruth Guimarães


Havia uma família de pouca ou nenhuma ambição, cujo mensalão era constituído do parco leite de meia dúzia de vaquinhas, herdadas de um avô pecuarista. E disso eles viviam. Minto. Viviam também de invocar Santo Antônio, santo varão português, que, quando se lhes pede, em cinco minutos atende, fazendo o milagre. 


À míngua de boa alimentação, as vaquinhas davam pouco leite, mas a família se contentava com pouco. Casa de chão - barro, bambu e sapé, prateleiras de caixote, vassouras para limpeza apanhadas no mato. Por que vocês não ampliam a criação? A gente vive bem com o que tem. E Santo Antônio nos ajuda. 

Ora, se deu que Santo Antônio, um dia de lazer, fazendo estatísticas dos seus chamados, verificou que na região onde assistia a tal família havia quem o chamasse dezenas de vezes. 

- Por que será que tanto me chamam? – indagou de si para si. 

Embarcou num raio de sol e veio. Ficou impressionado com a nudez da casa, a louça pouca, desbeiçada, o quintal devastado. E com os homens e as mulheres fortes, flanando por ali, sem terem o que fazer, e nem procuravam o que fazer. 

- Eles têm razão, coitadinhos! Estão mesmo precisados da minha ajuda. 

Foi ao campo, onde as bonitas vaquinhas pastavam à beira do barranco, deu um empurrãozinho em cada uma, elas rolaram perambeira abaixo e todas morreram. 

- Vamos ver! – disse o santo, esfregando as mãos, muito satisfeito. – Vamos ver!... 

Naquele dia a família procurou as vaquinhas, não encontrou nenhuma. Onde andarão? Santo Antônio nos ajudará a procurá-las. Com efeito ajudou porque não tardaram a achá-las, tão fundo no despenhadeiro, que não aproveitaram nem o couro. 

Ainda havia alguns grãos nas latas de mantimento, cataram gravetos, fizeram o jantar. No segundo dia, pela manhã, fizeram o café. No terceiro dia não houve o que comer. Tentaram raízes, frutos, insetos, como içá torrada com farinha. Não deu para viverem à moda dos sapos e dos passarinhos. Depois de mais de dois dias de fome, saíram à procura de serviço, cada um para seu lado. Encontraram o que fazer e, aos poucos, entrou-lhes a fartura em casa. 

Que se saiba, ninguém está rezando para Santo Antônio, ou talvez o santo tenha mudado de nome e responda agora por São Vesúvio ou São Tibério ou São Dilúvio, esses nomes antigos, de mais do que antigas usanças. 

Acontece que, depois que a vaca foi pro brejo, as nossas casas legislativas, que raramente davam quorum, exceção feita na época de aumentar o próprio salário, de uns tempos pra cá, apresentam casa cheia todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário