Há diversas formas de se construir uma resenha crítica, em síntese o objetivo é apresentar de maneira resumida o conteúdo de uma obra, (livros, textos, filmes, apresentações teatrais, exposições), sua estrutura, partes, como foi feito e seus resultados, tecendo análises críticas sobre cada etapa. As críticas podem ser feitas ao medida que se vai expondo cada etapa ou primeiro apresenta-se a obra de maneira resumida e depois realiza-se o posicionamento do resenhista, fica a gosto do aluno, eu prefiro apresentar a obra e depois criticar.
Algumas recomendações saudáveis para a construção de uma boa resenha:
primeiro o aluno deve fazer uma leitura sem compromisso do texto, verificar os conceitos e objetivos do texto, conhecer o autor, sua formação e atentar pata o período que foi escrito a obra;
segundo, aprender os conceitos tratados pelo autor e se possível fazer um paralelo com as definições clássicas destes conceitos;
terceiro verificar os métodos e as provas cientificas utilizado pelo autor para construir o trabalho;
quarto, verificar se o autor é claro quanto as especificações dos objetivos do trabalho e se dá resposta a esses objetivos;
quinto e por fim, verificar a importância da obra para a vida prática e acadêmica.
primeiro o aluno deve fazer uma leitura sem compromisso do texto, verificar os conceitos e objetivos do texto, conhecer o autor, sua formação e atentar pata o período que foi escrito a obra;
segundo, aprender os conceitos tratados pelo autor e se possível fazer um paralelo com as definições clássicas destes conceitos;
terceiro verificar os métodos e as provas cientificas utilizado pelo autor para construir o trabalho;
quarto, verificar se o autor é claro quanto as especificações dos objetivos do trabalho e se dá resposta a esses objetivos;
quinto e por fim, verificar a importância da obra para a vida prática e acadêmica.
Veja agora um rápido esquema de resenha que deve ser seguida nas disciplinas.
1. Ao topo da página o aluno coloca a referência bibliográfica do material a ser resenhado usando as normas da NBR 6023,
2. Dê dois espaços e coloca o título “RESENHA” referenciado em nota de rodapé o objetivo do trabalho.
3. Dê dois espaços em seguida a palavra “por” mais um espaço e o nome aluno seguido de referencia de nota de rodapé apresentando-o.
4. Dê dois espaços e apresente o autor: atuação, formação, principais obras, locais de trabalho e informações importantes, isto é o primeiro parágrafo da resenha.
5. A segunda etapa é apresentar a obra em forma de Resumo Informativo: finalidades, metodologia, partes do texto, resultados e conclusões do autor, de forma clara, objetiva e direta. Está etapa é em média 500 palavras, dois, três parágrafos. Mas isto não é regra.
6. A terceira etapa é realizar uma crítica dos objetivos do texto, da metodologia, da clareza, da objetividade, da importância social e acadêmica e da atualidade dos conteúdos, é juízo de valor, mas este atente-se, não julgar por julgar o julgamento deve ser embasando em pressupostos científicos e verificáveis.
7. Para fechar a resenha com chave de ouro recomende ou não a leitura da obra e indique outros conteúdos e autores a serem consultados para melhor compreensão dos conhecimentos tratados na resenha.
OBS: Uma boa resenha geralmente se faz em duas páginas e como o resumo e o fichamento, NÃO usa-se capa e contracapa e nem cabeçalho e em folha direta como citado acima, com os alunos, professores e entidades referenciados em notas de rodapé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário