sexta-feira, 20 de abril de 2012

Do Conhecimento Científico

Objetivo: 

Identificar as principais características do Conhecimento Científico. 
Roteiro: 
•reflexões sobre conhecimento; 
•tipos de conhecimento; 
•ciência; e 
•método científico. 

O que é conhecimento? Sujeito/Objeto= A função do sujeito consiste em apreender o objeto. 

Quando o Sujeito capta o Objeto, tendo dele uma fiel representação mental, podemos dizer que atingiu um conhecimento verdadeiro. 

O que é Verdade? 

“A verdade é a exata correspondência de um enunciado com a realidade da coisa por ele referida.” “A verdade é a evidência manifestada nas coisas. E o princípio verdadeiro de todas as coisas é Deus.” 
“Verdadeiros são os conhecimentos úteis, capazes de ampliar o domínio do homem sobre a natureza e cooperar para a solidariedade universal.” 
“Somos capazes de conhecer a verdade?” 
“É possível ao Sujeito apreender o Objeto?” - Dogmatismo - Ceticismo 

Tipos de Conhecimento 

Conhecimento Filosófico 
Caracterizado pela reflexão racional, e pela coerência lógica dos conceitos articulados em sua formulação. Na construção desse tipo de conhecimento não é considerada a confirmação experimental. 

Algumas contribuições: 
- A Teoria do Conhecimento 
- A Lógica 
- A Matemática 

Conhecimento Religioso 
Baseado na fé e na crença, ou seja, na aceitação de princípios dogmáticos ligados à existência de entidades supra-humanas. Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em revelações da divindade. 

Algumas contribuições: 
- Desenvolvimento de valores morais 
- Sentido à vida: Esperança 

Conhecimento Popular (Senso Comum) 

É uma forma espontânea de compreensão do mundo. Resulta da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. 
É baseado no bom-senso, na tradição, na intuição e na autoridade de um conhecimento específico. 

Algumas contribuições: 
- A descoberta do fogo 
- A invenção da roda 
- A medicina popular 

Conhecimento Científico 

“É a tentativa de descrição da realidade como percebida pelos sentidos e interpretada pela razão humana.”Pantoja 
“A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação” Lakatos e Marconi 

Características: 
· é factual porque lida com ocorrências ou fatos, isto é com toda “forma de existência que se manifesta de algum modo”; 
· é contingente, pois suas proposições têm sua verdade ou falsidade conhecidas através da experimentação; 
· é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias; 
· possui verificabilidade, a tal ponto que as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência; e 
· é falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final. 

Algumas contribuições: 
- As órbitas planetárias são elípticas: 1605 -1609 
- A descoberta da penicilina: 1920 -1930 
- Humanos têm de 20000 a 25000 genes -2003 

Método Científico 

“Não existe um método científico” Não existe no sentido de uma receita universal para se fazer ciência. 
“O escopo da ciência é tão amplo e diversificado que é ilusória a ideia de um procedimento único aplicável a todas as áreas.” 

Método: É o caminho ordenado que o pensamento segue por meio de um conjunto de regras e procedimentos racionais, com três finalidades: 

•conduzir à descoberta de uma verdade até então desconhecida; 
•permitir a demonstração e a prova de uma verdade já conhecida; e 
•permitir a verificação de conhecimentos para averiguar se são ou não verdadeiros. 

O método é, portanto, um instrumento racional para adquirir, demonstrar ou verificar conhecimentos. Por que necessitamos dele? Há interferências na experiência e no pensamento: 

- Conhecimento 
- Ilusão 
- Erro 
- Mentira 
- Falso 

De uma forma genérica, o método científico consiste dos seguintes passos: 

1. Definição e delimitação da questão de pesquisa: uma pergunta, por exemplo. 
2. Formulação de mecanismos que orientem a busca da resposta (P.Ex. uma hipótese: a possível resposta para a pergunta com base em informações anteriores.) 
3. Coleta de dados relevantes para responder a pergunta formulada. 
4. Análise e interpretação dos resultados: verificação se a resposta da questão de pesquisa foi obtida.

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