Objetivo:
Identificar as principais características do Conhecimento Científico.
Roteiro:
•reflexões sobre conhecimento;
•tipos de conhecimento;
•ciência; e
•método científico.
O que é conhecimento? Sujeito/Objeto= A função do sujeito consiste em apreender o objeto.
Quando o Sujeito capta o Objeto, tendo dele uma fiel representação mental, podemos dizer que atingiu um conhecimento verdadeiro.
O que é Verdade?
“A verdade é a exata correspondência de um enunciado com a realidade da coisa por ele referida.” “A verdade é a evidência manifestada nas coisas. E o princípio verdadeiro de todas as coisas é Deus.”
“Verdadeiros são os conhecimentos úteis, capazes de ampliar o domínio do homem sobre a natureza e cooperar para a solidariedade universal.”
“Somos capazes de conhecer a verdade?”
“É possível ao Sujeito apreender o Objeto?” - Dogmatismo - Ceticismo
Tipos de Conhecimento
Conhecimento Filosófico
Caracterizado pela reflexão racional, e pela coerência lógica dos conceitos articulados em sua formulação. Na construção desse tipo de conhecimento não é considerada a confirmação experimental.
Algumas contribuições:
- A Teoria do Conhecimento
- A Lógica
- A Matemática
Conhecimento Religioso
Baseado na fé e na crença, ou seja, na aceitação de princípios dogmáticos ligados à existência de entidades supra-humanas. Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em revelações da divindade.
Algumas contribuições:
- Desenvolvimento de valores morais
- Sentido à vida: Esperança
Conhecimento Popular (Senso Comum)
É uma forma espontânea de compreensão do mundo. Resulta da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas.
É baseado no bom-senso, na tradição, na intuição e na autoridade de um conhecimento específico.
Algumas contribuições:
- A descoberta do fogo
- A invenção da roda
- A medicina popular
Conhecimento Científico
“É a tentativa de descrição da realidade como percebida pelos sentidos e interpretada pela razão humana.”Pantoja
“A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação” Lakatos e Marconi
Características:
· é factual porque lida com ocorrências ou fatos, isto é com toda “forma de existência que se manifesta de algum modo”;
· é contingente, pois suas proposições têm sua verdade ou falsidade conhecidas através da experimentação;
· é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias;
· possui verificabilidade, a tal ponto que as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência; e
· é falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final.
Algumas contribuições:
- As órbitas planetárias são elípticas: 1605 -1609
- A descoberta da penicilina: 1920 -1930
- Humanos têm de 20000 a 25000 genes -2003
Método Científico
“Não existe um método científico” Não existe no sentido de uma receita universal para se fazer ciência.
“O escopo da ciência é tão amplo e diversificado que é ilusória a ideia de um procedimento único aplicável a todas as áreas.”
Método: É o caminho ordenado que o pensamento segue por meio de um conjunto de regras e procedimentos racionais, com três finalidades:
•conduzir à descoberta de uma verdade até então desconhecida;
•permitir a demonstração e a prova de uma verdade já conhecida; e
•permitir a verificação de conhecimentos para averiguar se são ou não verdadeiros.
O método é, portanto, um instrumento racional para adquirir, demonstrar ou verificar conhecimentos. Por que necessitamos dele? Há interferências na experiência e no pensamento:
- Conhecimento
- Ilusão
- Erro
- Mentira
- Falso
De uma forma genérica, o método científico consiste dos seguintes passos:
1. Definição e delimitação da questão de pesquisa: uma pergunta, por exemplo.
2. Formulação de mecanismos que orientem a busca da resposta (P.Ex. uma hipótese: a possível resposta para a pergunta com base em informações anteriores.)
3. Coleta de dados relevantes para responder a pergunta formulada.
4. Análise e interpretação dos resultados: verificação se a resposta da questão de pesquisa foi obtida.
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