segunda-feira, 16 de abril de 2012

A variação linguística

Como sabemos, o uso da língua sofre variações de acordo com uma diversidade de fatores. A variação linguística é um tema que se popularizou e atraiu grande atenção nos últimos anos, especialmente de sociolinguistas. Um texto escrito é diferente do oral. O texto acadêmico é diferente do texto de uma carta. Muitos fatores contribuem para as variações linguísticas, como por exemplo o nível de instrução, a idade, questões sociais e econômicas. 

Durante a elaboração de um trabalho acadêmico, muitos estudantes se deparam com um problema clássico: a elaboração do texto. Com razoável freqüência, é comum os estudantes transcreverem na modalidade escrita, um texto com características de um texto oral. O texto escrito tende a ser mais objetivo, com maior nível de subordinação e menor repetição vocabular. 

Outro erro comum é o nível de formalidade linguística. É comum observar uma escrita informal para o contexto acadêmico, em especial para o trabalho de conclusão de curso. A linguagem de um trabalho acadêmico deve atingir uma formalidade maior, porém sem dificultar o entendimento do público-alvo, com palavras por demais rebuscadas. 

É importante que se faça uma pesquisa de artigos, dissertações e demais trabalhos acadêmicos na área de estudo para se compor uma linguagem apropriada para o trabalho, uma vez que o que pode ser aceitável em uma área pode não ser em outra. O texto acadêmico tende a apresentar vocabulário específico pertinente à área ou especificidade de significações de certos termos.

No caso da variação linguística é importante que o trabalho do revisor seja feito em conjunto com o autor do texto, para que possa conseguir uma linguagem apropriada sem perder a ideia e a essência do texto. O revisor possui o domínio dessa linguagem formal, mas a linguagem específica da área
deve ser também de conhecimento do estudante, assim facilitará o processo de elaboração e correção do trabalho.


Fonte: FREITAS, Luana Augusta de. A Importância da revisão de textos nos trabalhos acadêmicos. Artigo. 02fev11. Disponível em: http://www.webartigos.com/autores/luanaaugusta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário