• Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos;
• É requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema;
• O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para os problemas mediante o emprego de procedimentos científicos (GIL, 1991)
• É a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.
• É o método de abordagem de um problema em estudo que caracteriza o aspecto científico de uma pesquisa. (RUIZ, 1977)
A Pesquisa surge...
•Quando se tem uma dúvida
Finalidades da Pesquisa
• Razões de ordem intelectual (Puras)
– Quando baseadas no desejo de conhecer pela simples satisfação para agir. (GIL, 1991)
– Tem por objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses numa visão mais unitária do universo e gerar novas hipóteses por força da dedução lógica. (RUIZ, 1977)
• Razões de ordem prática (Aplicadas)
– Decorrem do desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz. (GIL, 1991)
– Toma certas leis ou teorias mais amplas como ponto de partida e tem por objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos. (RUIZ, 1977)
• Não são mutuamente excludentes, nem se opõem. Ambas são indispensáveis para o progresso das ciências e do homem; uma busca a atualização de conhecimentos para uma nova tomada de posição, enquanto a outra pretende, além disso, transformar em ação concreta os resultados do seu trabalho. (CERVO; BERVIAN, 1983)
CLASSIFICAÇÃO
• Quanto ao objetivo geral:
–EXPLORATÓRIA
–DESCRITIVA
–EXPLICATIVA
EXPLORATÓRIA
• Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.
• Pode-se dizer que tem como objetivo principal o aprimoramento das idéias ou a descoberta de intuições.
• Na maioria dos casos envolve procedimentos como:
– Levantamento bibliográfico
– Entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado
– Análises de exemplos que “estimulem a compreensão”
• O planejamento é flexível e na maioria dos casos assume a forma de Pesquisa Bibliográfica ou de Estudo de Caso.
DESCRITIVA
• Tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis.
• Geralmente utilizam técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.
• Dentre estas salientam-se as que tem por objetivo estudar as características de um grupo idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental,etc.
• Também servem para levantar opiniões, atitudes e crenças de uma população.
• Outro exemplo são as que visam descobrir associações entre variáveis, como, as pesquisas eleitorais que indicam a relação entre a preferência político-partidária e nível de rendimentos ou de escolaridade.
• Geralmente assumem a forma de “Levantamento”.
EXPLICATIVA
• Tem como preocupação identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
• Este é o tipo de pesquisa que aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão e o porque das coisas.
• É o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente.
• Pode ser a continuação de uma pesquisa descritiva, vez que necessita que o fenômeno esteja suficientemente descrito e detalhado.
• Nas ciências naturais valem-se quase que exclusivamente dos experimentos. Nas Ciências sociais a aplicação de experimento é complicado, por isso recorre também a observação.
• Na psicologia utiliza-se do método clínico que lhe é próprio. São utilizadas também nas ciências sociais a pesquisa tipo ex-postfacto.
REFERÊNCIAS
• GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1991.
• GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
• RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1977.
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