sábado, 21 de abril de 2012

Normas para apresentação de artigo


O trabalho não deve conter capas, contracapas, sumário, dedicatórias e nem folha rosto. Não há quebra de paginas, é em texto corrido mas pode apresentar divisões capitular. Deve apresentar extensão de 8 a 20 páginas e estar de acordo com as NBR (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) 6022, 6023, 6024, 6028 e 10520.
De acordo com a NBR 6022 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS), a publicação deve ser constituída por:

1 Elementos pré-textuais

a) Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto.
b) Nome(s) do(s) autor(es): acompanhado de titulação, Instituição que representa e e-mail; essas informações devem aparecer em nota de rodapé.
c) Resumo na língua do texto: deve ser em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras, de forma objetiva.
d) Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre sipor ponto e finalizadas também por ponto.

2 Elementos textuais

a) Introdução: apresenta as idéias gerais sobre o tema explanado.
b) Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada o assunto tratado. Pode ser dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado.
c) Conclusão ou Considerações finais: aborda os pontos principais, de forma a fechar o texto.

3 Elementos pós-textuais

a) Resumo em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto para o idioma de divulgação internacional, utilizando as mesmas características.
b) Palavras-chave em língua estrangeira: versão na língua do texto para a mesma língua estrangeira do resumo.
c) Nota(s) explicativa(s): deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências. Devendo ser colocadas no rodapé da página em destaque.
d) Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário