sábado, 21 de abril de 2012

Elaboração do Plano de Negócio: Estudo dos fornecedores

O mercado fornecedor compreende todas  as pessoas e empresas que irão fornecer as matérias-primas e equipamentos utilizados para a fabricação ou venda de bens e serviços.
Inicie o estudo dos fornecedores levantando quem serão seus fornecedores de equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matérias primas, embalagens, mercadorias e serviços.
Relações de fornecedores podem ser encontradas em catálogos telefônicos e de feiras, sindicatos e no próprio SEBRAE. Outra fonte rica de informações é a Internet.
Mantenha um cadastro atualizado desses fornecedores.
Pesquise, pessoalmente ou por telefone, questões como: preço, qualidade, condições de pagamento e o prazo médio de entrega. Essas informações serão úteis para determinar o investimento inicial e as despesas do negócio.
  • Fique de olho
Analise pelo menos três empresas para cada artigo necessário;
Mesmo escolhendo um entre vários fornecedores, é importante manter contato com todos, ou pelo menos com os principais, pois não é possível prever quando um fornecedor enfrentará dificuldades;
Ao adquirir matérias-primas, insumos ou mercadorias faça um estudo de verificação da capacidade técnica dos fornecedores. Todo fornecedor deve ser capaz de suprir o material ou as mercadorias desejadas, na qualidade exigida, dentro do prazo estipulado e com o preço combinado;
A tomada e a comparação de preços facilitam a coleta de informações sobre aquilo que se 
deseja adquirir, aumentando as chances de se tomar decisões mais acertadas;
Verifique se é exigida quantidade mínima de compra e lembre-se de evitar intermediários, sempre que possível.
  • Roteiro para coleta de informações
Planeje como irá buscar informações sobre o mercado consumidor, concorrente e fornecedor.
Crie uma agenda de trabalho. Conhecer o mercado é uma das tarefas mais importantes para a elaboração do plano de negócio. 


Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Publicação elaborada pelo Sebrae/MG e atualizada e reeditada pelo Sebrae/NA.  2009. Disponível em: www.sebrae.com.br.  

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