Elaboração do Plano de Negócio: Estudo dos concorrentes
Você pode aprender lições importantes observando a atuação da concorrência. Procure identificar quem são seus principais concorrentes. A partir daí, visite-os e examine suas boas práticas e deficiências.
Lembre-se de que concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Enumere os pontos fortes e fracos em relação a:
- qualidade dos materiais empregados – cores, tamanhos, embalagem, variedade, etc.;
- preço cobrado;
- localização;
- condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, etc.;
- atendimento prestado;
- serviços disponibilizados – horário de funcionamento, entrega em domicílio, tele-atendimento, etc.;
- garantias oferecidas.
Após fazer essas comparações, tire algumas conclusões.
- Sua empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo no ramo?
- O que fará com que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprar de sua empresa?
- Há espaço para todos, incluindo você?
- Se a resposta for sim, explique os motivos disso. Caso contrário, que mudanças devem ser feitas para você concorrer em pé de igualdade com essas empresas?
- Fique de olho
Lembre-se: a concorrência também deve ser vista como uma situação favorável. Bons concorrentes servem como parâmetro de comparação e de parceria, além de ser uma fonte de estímulo à melhoria.
Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –
Sebrae. Publicação elaborada pelo Sebrae/MG e atualizada e reeditada pelo
Sebrae/NA. 2009. Disponível em: www.sebrae.com.br.
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