sábado, 21 de abril de 2012

Elaboração do Plano de Negócio: Estudo dos concorrentes

Você pode aprender lições importantes observando a atuação da concorrência. Procure identificar quem são seus principais concorrentes. A partir daí, visite-os e examine suas boas práticas e deficiências.

Lembre-se de que concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes.

Enumere os pontos fortes e fracos em relação a:
  • qualidade dos materiais empregados – cores, tamanhos, embalagem, variedade, etc.;
  • preço cobrado;
  • localização;
  • condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, etc.;
  • atendimento prestado;
  • serviços disponibilizados – horário de funcionamento, entrega em domicílio, tele-atendimento, etc.;
  • garantias oferecidas.
Após fazer essas comparações, tire algumas conclusões.
  • Sua empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo no ramo?
  • O que fará com que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprar de sua empresa?
  • Há espaço para todos, incluindo você?
  • Se a resposta for sim, explique os motivos disso. Caso contrário, que mudanças devem ser feitas para você concorrer em pé de igualdade com essas empresas?

  • Fique de olho
Lembre-se: a concorrência também deve ser vista como uma situação favorável. Bons concorrentes servem como parâmetro de comparação e de parceria, além de ser uma fonte de estímulo à melhoria.


Fonte: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Publicação elaborada pelo Sebrae/MG e atualizada e reeditada pelo Sebrae/NA.  2009. Disponível em: www.sebrae.com.br.  

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