domingo, 15 de abril de 2012

Texto dissertativo

Dissertação é um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista, ou pelo questionamento acerca de um determinado assunto. Em geral, para se obter maior clareza na exposição de um ponto de vista, costuma-se distribuir a matéria em três partes: 

a. introdução - em que se apresenta a ideia ou o ponto de vista que será defendido;

b. desenvolvimento ou argumentação - em que se desenvolve o ponto de vista para tentar convencer o leitor; para isso, deve-se usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opinião de especialistas, fornecer dados, etc. 

c. conclusão - em que se dá um fecho ao texto, coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados. 

Quanto à linguagem, prevalece o sentido denotativo das palavras e a ordem direta das orações. Também são muito importantes, no texto dissertativo, a coerência das ideias e a utilização de elementos coesivos, em especial das conjunções que explicitam as relações entre as ideias expostas. Portanto, a elaboração de um texto dissertativo não está centrada na função poética da linguagem e sim na colocação e na defesa de idéias e na forma como essas ideias são articuladas. Quando se lança mão de uma figura de linguagem, ela deverá sempre ser utilizada com valor argumentativo, como um instrumento a mais para a defesa de uma determinada ideia.

Um comentário:

  1. coloca um modelo por favor de um trabalho com texto dissertativo-argumentativo seguindo as normas abnt é isso que eu acho que a maioria do pessoal ta procurando!

    ResponderExcluir