domingo, 15 de abril de 2012

Norma gramatical e a reforma ortográfica

Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012. Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que tem o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. 

 A reforma ortográfica da língua portuguesa trouxe à tona a necessidade de se realizar uma revisão de textos em trabalhos já publicados, a fim de adequá-los às novas regras. 

As mudanças que ocorreram com a Reforma Ortográfica não foram muitas, mas algumas alterações são difíceis de serem notadas durante a leitura de um texto. Por isso, é importante que o revisor de texto esteja atualizado em relação a essa reforma para proporcionar maior qualidade aos textos. 

Todo texto deve passar pela revisão ortográfica. Sabe-se que a língua portuguesa possui regras ortográficas e gramaticais nem sempre simples. Mas uma vez que o objetivo de todo material escrito é transmitir ideias de forma clara e bem construída, a revisão ortográfica torna-se parte importante da própria produção de um texto. Para efetuar a revisão gramatical é necessária uma maior compreensão sobre a sintaxe da língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário