sábado, 21 de abril de 2012

Português passo a passo

Há mais de vinte anos trabalho com o ensino de português. Nunca me satisfiz com o tradicional método da "decoreba", incapaz de fazer quem quer que seja entender os fatos de uma língua. Assim, desde o começo procurei despertar nos alunos o interesse pelo idioma, fazendo-os ver o que pode estar por trás da norma. O ensino e o estudo devem e podem ser instigantes, criativos, prazerosos. 
Espero que a série Português Passo a Passo lhe traga ensinamentos e dicas úteis.

No volume 1 da série Português Passo a Passo com Pasquale Cipro Neto, você vai aprender muitas das marcas que diferenciam a linguagem coloquial da formal e em quais situações podemos ou devemos usar cada uma delas. Verá também que, muitas vezes, certas expressões e palavras são usadas de forma inadequada. Você sabe, por exemplo, quando utilizar as expressões "ao invés de" e "em vez de"? Com essa e outras dúvidas esclarecidas, você vai descobrir que nosso idioma PODE SER MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ PENSA.


No volume 2 da sériePortuguês Passo a Passo com Pasquale Cipro Neto, você vai aprender COMO GRAFAR E ACENTUAR AS PALAVRAS. Você diria que, no Brasil, morar bem é “privilégio” ou “previlégio”? Nesta obra, você vai descobrir que é fácil acabar de supetão (ou seria sopetão?) com as dúvidas sobre a pronúncia e a grafia de certas palavras depois de ler o que prof. Pasquale tem a dizer.





COMO USAR A VÍRGULA E OUTROS SINAIS DE PONTUAÇÃO é o tema do volume 3 da série Português Passo a Passo com Pasquale Cipro Neto. Você sabia que uma simples vírgula pode alterar completamente o sentido de uma frase? Se você não quer que isso aconteça, veja neste volume alguns exemplos práticos do prof. Pasquale e evite cair nessa armadilha.
Há muitos verbos de conjugação traiçoeira. A do verbo “requerer” é uma delas. Ouvem-se construções como “Se ele requerer” e “Se ele requiser”. É inevitável que as pessoas fiquem confusas. O que é certo? 


No volume 4 da sériePortuguês Passo a Passo com Pasquale Cipro Neto, você vai aprender COMO CONJUGAR E EMPREGAR OS TEMPOS E OS MODOS DOS VERBOS, além de receber várias dicas úteis para não tropeçar mais nessas questões.







Cuidado! Quando você começa uma frase pelo verbo, pode acabar se dando mal na concordância com o sujeito. Neste volume da série Português Passo a Passo com Pasquale Cipro Neto,CONHEÇA OS PRINCIPAIS CASOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL. “Haviam muitas pessoas no show” ou “Havia muitas pessoas”? “É uma hora da tarde” ou “São uma hora da tarde”? Veja o que o professor tem a lhe dizer sobre esses e muitos outros casos.



CONHEÇA OS PRINCIPAIS CASOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL no volume 6 da série Português Passo a Passo com Pasquale Cipro Neto. “Segue anexos os documentos”; “É proibido a entrada”; “Obrigado nós!”. Você vê algum problema nessas frases? Veja o que o professor tem a dizer sobre alguns problemas corriqueiros de concordância.

Ser um maestro da nossa língua não é tão difícil quanto se imagina. Com conhecimentos básicos de regência, é possível orquestrar bem as frases, sem desafinar na gramática. VEJA COMO AS PALAVRAS SE RELACIONAM no volume 7 da série Português Passo a Passo com Pasquale Cipro Neto. O sentido de uma frase pode ser completamente alterado por uma preposição. Você sabia que “agradar o gato” pode não ser a mesma coisa que “agradar ao gato”?



POR DENTRO DOS ENSINAMENTOS SOBRE CRASE. Parece algo difícil de imaginar? Crase significa fusão, mistura (a + a, por exemplo). O sinal que indica esse fenômeno é o acento grave (à). O volume 8 da série Português Passo a Passo com Pasquale Cipro Neto ajuda você a entender quando se deve empregar esse sinal.






Extraído do sítio: Português  Passo a Passo  com Pasquale Cipro Neto. Disponível em: http://www.professorpasquale.com.br/site/acolecao/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário