segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sintaxe e pontuação

A pontuação é uma convenção que não se destina simplesmente a imitar a fala, mas a ordenar a escrita de acordo com um código padrão específico. Para dominar as regras de pontuação, é importante que se tenha algumas noções de sintaxe. 

Segundo o gramático Celso Pedro Luft, a sintaxe de uma língua é a "parte da Gramática que se ocupa das relações que as palavras contraem na frase", ou seja, correspondem à ordenação das palavras em unidades maiores? os sintagmas. A organização dos sintagmas, por sua vez, implica a formação de orações que, unidas, compõem períodos. 

Pode-se dizer, ainda, que a sintaxe, ou seja, a organização de uma língua implica algumas relações fundamentais, como a regência, a concordância, a colocação, as quais são estudadas ao longo do curso. 

O termo regência, derivado do verbo reger, significa ?comando, governo, direção­. Num sentido amplo, é o verbo que rege todos os termos da oração. A concordância, por sua vez, é decorrente das relações de regência numa oração. O elemento que determina a concordância verbal é o sujeito. Logo, a melhor definição de sujeito seria "o elemento com o qual o verbo concorda". Já o predicado seria "tudo o que se diz do sujeito". 
A colocação é o mecanismo que regula a disposição espacial das palavras na frase. O modo de dispor as palavras varia de língua para língua: cada uma possui os seus próprios mecanismos de colocação. Uma frase está em ordem direta quando as palavras se dispõem na progressão do antecedente para o consequente.


Fonte: FREITAS, Luana Augusta de. A Importância da revisão de textos nos trabalhos acadêmicos. Artigo. 02fev11. Disponível em: http://www.webartigos.com/autores/luanaaugusta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário