segunda-feira, 16 de abril de 2012

Coesão e coerência

A construção de um texto depende da junção de fatores que dizem respeito aos aspectos formais e as relações sintático-semânticas. Um texto bem construído será bem interpretado e apresentará uma textualidade, características que fazem dele um texto e não uma sequência de frases. Dentre os fatores de textualidade encontra-se a coerência, que assume os conceitos e relações subtextuais. Segundo Silveira (2008, apud SARTORELLI et al., 2008, p. 142), "é o responsável pelo sentido do texto". Um texto é coerente quando compatível com o conhecimento do mundo do receptor. Observar a coerência permite perceber que um texto não existe em si mesmo, mas constrói-se na relação emissor-receptor-mundo. 

A coerência textual consiste na a articulação bem feita entre os elementos do texto e a ideia que o prende, o tema a que se refere. O assunto deve ficar preso em todo o desenvolver do texto, de forma que, permaneça no fio dos enunciados do começo ao fim. Não se pode desmentir um fato (direta ou indiretamente) que foi dito anteriormente. O posicionamento tomado no início do texto deve ser mantido até a conclusão. 

Outro fator importante é a coesão, que é verificada mediante a análise de seus mecanismos lexicais e gramaticais de construção. Segundo Silveira (2008, apud SARTORELLI et al., 2008, p. 144), "dá conta da estruturação da sequência superficial do texto", sendo "o modo como os elementos se interligam, por meio de recursos linguísticos para formar um tecido, uma unidade de nível superior". Os elementos de coesão também proporcionam ao texto a progressão do fluxo informacional, para levar adiante o discurso. A coesão textual é uma articulação gramatical entre os elementos do texto. Esses elementos, bem trabalhados, permitem a retomada de termos já expressos anteriormente ou antecipar a expressão deles, de forma tal, que o texto se torne uma leitura inteligível, agradável, não tenha muitas repetições e tenha referências bem definidas para a sua perfeita compreensão.  


Fonte: FREITAS, Luana Augusta de. A Importância da revisão de textos nos trabalhos acadêmicos. Artigo. 02fev11. Disponível em: http://www.webartigos.com/autores/luanaaugusta/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário