sexta-feira, 13 de abril de 2012

Resenha

É um trabalho de síntese e crítica a respeito de um trabalho mais longo, como textos, livros e filmes. Quando se trata de resenha científica, ou trabalho acadêmico de divulgação, apresenta síntese e crítica sobre trabalho científico mais longo. Pode ser elaborado com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda editorial. 

Na resenha é importante que se informe alguns dados sobre o trabalho que está sendo falado, para facilitar o leitor de entender o texto. Nem sempre se conhece a obra que está sendo resenhada. Essas informações podem aparecer no corpo do texto ou no final, como uma citação bibliográfica. Se forem apresentadas no corpo do texto, devem ser bem integradas à exposição dos assuntos tratados. Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base. Quando se trata de resenha científica, ou trabalho acadêmico de divulgação, apresenta síntese e crítica sobre trabalho científico mais longo. Pode ser elaborado com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda editorial. Visa geralmente à publicação em periódico técnico ou mesmo visando divulgação de conhecimento ao grande público pela veiculação em mídia ampla. Nesses casos a resenha é, geralmente, feita por um cientista da mesma área de conhecimento do texto-base.




Fonte: FREITAS, Luana Augusta de. A Importância da revisão de textos nos trabalhos acadêmicos. Artigo. 02fev11. Disponível em: http://www.webartigos.com/autores/luanaaugusta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário