quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e a formatação e estruturação de trabalhos acadêmicos

Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Desse modo, em toda e qualquer produção científica oficial, como projetos de pesquisa, monografias, TCCs, dissertações de mestrados e teses de doutorado, devem obedecer à normatização ABNT, para consonância com o ideal objetivado, ou seja, uma efetiva contribuição para o desenvolvimento do País.

Portaria do Ministério da Educação e da Cultura, número 1.886 de 30 de dezembro de 1994, em seu artigo 9º, tornou-se obrigatória a apresentação de monografias para a conclusão de cursos superiores.

Além de cumprir às exigências do Ministério da Educação e Cultura, os trabalhos de conclusão de curso devem ser apresentados de acordo com a normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A aplicação dessas normas visa à melhora da qualidade dos trabalhos acadêmicos e uniformidade e padronização na formatação desses trabalhos. Algumas instituições possuem seus manuais de normas de formatação de trabalhos acadêmicos, baseados nas normas da ABNT.

O padrão de apresentação de trabalhos acadêmicos, nos aspectos estruturais e gráficos, é orientado pela ABNT através da NBR 14724 que sugere a organização dos trabalhos em três grupos de elementos: os elementos pré-textuais que são compostos de elementos que precedem o texto e ajudam identificá-lo; os elementos textuais são as partes onde a matéria é exposta e está concebida conforme a ordenação lógica do trabalho acadêmico e os elementos pós-textuais são compostos das referências bibliográficas e eletrônicas utilizadas nas citações do texto.

FREITAS, Luana Augusta de. A Importância da revisão de textos nos trabalhos acadêmicos. Artigo. 02fev11. Disponível em: http://www.webartigos.com/autores/luanaaugusta/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário